Comunidade científica perde Oswaldo Luiz Alves

Oswaldo Alves era um dos mais importantes químicos do país tendo recebido inúmeros prêmios nacionais e internacionais

É com grande pesar e consternação que informamos à Comunidade da Unicamp a morte do professor Oswaldo Luiz Alves, vítima de infarto na tarde de ontem em Campinas.

O professor Oswaldo Alves era um dos mais importantes e brilhantes químicos do Brasil e da Universidade, tendo recebido inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Desenvolveu uma carreira acadêmica brilhante e orientou mais de 50 alunos de doutorado e mestrado na área de Química do Estado Sólido. Foi um dos primeiros entre os pesquisadores brasileiros a desenvolver atividades na área de Nanotecnologia. Era membro ativo da Academia Brasileira de Ciências e coordenava trabalhos na regional do interior de São Paulo da Academia Brasileira de Ciências. Foi Presidente da Academia Brasileira de Ciências (1998-2000) e pelas suas contribuições à Comunidade Química Brasileira foi agraciado com a medalha Simão Mathias em 2004.

Além de um químico competente, o professor Oswaldo Alves era uma pessoa muito afável e de gosto pela conversa. Esteve fortemente engajado em todas as grandes discussões em defesa da Ciência no Brasil.
A perda desse ilustre professor e pesquisador deixa um grande vácuo no cenário da Ciência brasileira.
A Reitoria da Unicamp, em nome da toda a Comunidade, manifesta os seus sentimentos à família pela perda irreparável.

Serviço:

O velório acontecerá no cemitério Nossa Senhora da Conceição (Amarais), entre 14h30 e 16h30. Na sequência acontecerá o sepultamento.

Campinas , 11 de julho de 2021

Leia manifestações de pesar:

Nota da diretoria da Academia Brasileira de Ciências

Academia Brasileira de Ciências

Instituto Serrapilheira

Leia mais sobre a carreira científica do professor Oswaldo Alves:

Oswaldo Luiz Alves é fellow da Royal Society of Chemistry

Primeira Cátedra do Instituto de Estudos Avançados Senai-Cimatec é de Acadêmico

Universidade Federal do Ceará entrega Honoris Causa ao professor Oswaldo Alves

Professor Oswaldo Alves, do Instituto de Química, é homenageado na Semana da Consciência Negra da UEZO

Oswaldo Alves fala ao Jornal da Ciência sobre “A nanotecnologia que nos cerca”

A fusão de dois laboratórios do IQ faz surgir o NanoBioss