Inova Jovem abre inscrições para estudantes de todo o país

A Inova Unicamp abriu, nesta terça-feira (9), as inscrições para o programa Inova Jovem 2022, competição para alunos matriculados no ensino médio regular ou técnico que queiram aprender sobre ferramentas empreendedoras. A maior competição de empreendedorismo jovem do país irá manter o formato online em todas as fases do programa, para continuar capacitando estudantes de todo o país.

As inscrições gratuitas se encerram no dia 31 de agosto e podem ser feitas pelo site do Inova Jovem. Devem competir grupos compostos por três a cinco estudantes. As equipes podem ser formadas por estudantes da mesma escola ou de colégios diversos. Aqueles que realizarem a inscrição antes do dia 29 de agosto e participarem do primeiro Workshop do Inova Jovem ganham 55% de desconto no curso de inglês da NewCastle Idiomas.

Os vencedores do Inova Jovem 2022 ganham mil reais por membro do time vitorioso, bolsa integral de estudos para um curso de inglês de 18 meses na escola NewCastle Idiomas,  certificados e a possibilidade de mentoria e capacitação tecnológica no programa Samsung Ocean, que mantém um espaço físico no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Empreendedorismo de impacto

A competição de modelagem de negócios sociais tem inscrições gratuitas e busca inserir conteúdos sobre empreendedorismo e inovação para jovens ainda no ensino médio regular e técnico, com a finalidade de apresentar o empreendedorismo como carreira. O Inova Jovem tem duração de dois meses e oferece capacitação em workshops de Business Model Canvas (uma metodologia de modelagem de negócios), mentorias com especialistas do mercado de trabalho e treinamentos de comunicação para pitch, que auxilia na apresentação do negócio a possíveis investidores. No ano passado, o Inova Jovem teve mais de 360 inscritos com participantes de 13 estados diferentes do Brasil.

A construção dos modelos de negócios pelos grupos da competição deve estar ligada a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Ensinar sobre empreendedorismo de impacto vai além de apresentar um futuro empreendedor a esses jovens, queremos também levá-los a pensar em respostas inovadoras para problemas socioambientais, sem excluir a viabilidade econômica do negócio”, afirma Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Interessados devem fazer a inscrição aqui.

Como participar 

A competição é destinada exclusivamente a jovens de 13 a 21 anos matriculados no ensino médio regular ou técnico de todo o Brasil. Os participantes devem se unir em grupos de três a cinco pessoas de qualquer lugar do Brasil e da mesma ou de escolas diferentes.

A inscrição tem duas fases: na primeira, o grupo preenche o formulário geral de inscrição e, na segunda, é a vez do formulário individual, no qual os menores de 18 anos devem inserir um termo de autorização dos responsáveis. A inscrição da equipe só é válida após a finalização das duas etapas de inscrição.

As equipes que estiverem confirmadas na competição receberão um e-mail com a descrição dos próximos passos. A primeira atividade de capacitação é o Workshop Inova Jovem, obrigatória para pelo menos 2 membros de cada equipe. 

Cronograma da competição

Inscrições : 9 de agosto a 31 de agosto (encerra às 23h59)

Workshop de inovação: 3 de setembro

Treinamento da plataforma de mentorias: 6 de setembro

Acesso à plataforma de mentorias: 8 de setembro a 23 de setembro

Entrega do Canvas: 26 de setembro

Treinamento de Pitch - Geral: 7 de outubro

Divulgação dos Finalistas: 7 de outubro

Treinamento de Pitch Individual para finalistas: 17 e 18 de outubro, horário a definir

Final: 27 de outubro às 15h 

Sobre o Inova Jovem   

O Inova Jovem é a maior competição de modelagem de negócios para jovens de 13 a 21 anos de todo o Brasil. O evento foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira. Desde então, já foram realizadas oito edições da competição com mais de 2.300 estudantes capacitados de escolas regulares e técnicas do ensino médio. Em 2021, mais de 360 jovens de 13 estados diferentes do Brasil se inscreveram. A competição é organizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp e busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.     

Patrocinadores de 2022: Poliedro e NewCastle Idiomas

Apoiadores de 2022: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Comvest, Unicamp Vestibular e Samsung Ocean

Matéria originalmente publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp. 

Imagem de capa

Encontro realizado em 2019; programa será 100% online e gratuito, com prêmios em dinheiro e cursos de inglês e capacitação para vencedores
Encontro realizado em 2019; programa será 100% online e gratuito, com prêmios em dinheiro e cursos de inglês e capacitação para vencedores