Edição inédita da UPA será realizada pela Unicamp em formato virtual

Autoria
Edição de imagem

Depois de uma pausa em 2020 por conta das adaptações necessárias impostas pela pandemia de covid-19, a Unicamp de Portas Abertas (UPA) volta em 2021 em formato virtual. Apesar da distância física, o evento tradicional da Unicamp mantém o compromisso de aproximar alunos do Ensino Médio e vestibulandos da Universidade e, neste ano, pode chegar a jovens de todo o país. 

A UPA 2021 será realizada entre os dias 20 e 23 de julho e a programação será composta por painéis com discussões a respeito de grandes temas que passam pela atuação da Universidade, como inovação e empreendedorismo, ciência na pandemia, sustentabilidade e direitos humanos. Haverá ainda atividades e bate-papos com professores e alunos dos cursos de graduação da Unicamp, além de vídeos e conteúdos que apresentam a infraestrutura e os serviços disponíveis nos campi aos universitários. Para quem pensa em prestar o vestibular da Unicamp, a Comvest também está preparando painéis e bate-papos sobre as modalidades de ingresso na Universidade, organização das provas e políticas de inclusão e permanência voltadas aos estudantes. 

Todas as atividades terão transmissão pelo YouTube e os visitantes virtuais poderão interagir por meio de chat e outros canais de comunicação. Os links para acesso estarão reunidos no site oficial da UPA, http://www.upa.unicamp.br/. Nele também será possível conferir um vídeo especial que vai apresentar o espaço físico do campus, destacando áreas comuns como o Ciclo Básico, Biblioteca Central e Restaurante Universitário, e detalhes institucionais sobre as diferentes unidades e órgãos que compõem a Unicamp.

"A UPA é um evento de grande importância por permitir a aproximação entre a Universidade e os alunos de ensino médio e vestibulandos. É uma oportunidade de interação em que a Unicamp apresenta seus cursos, laboratórios, pesquisas, estruturas e esclarece dúvidas sobre as respectivas carreiras profissionais. Na edição de 2021, nossa expectativa é que o formato virtual viabilize que mais estudantes tenham a possibilidade de conhecer a Unicamp e que a UPA seja um evento que possa apoiá-los no processo de decisão sobre o futuro de suas carreiras profissionais", comenta Maria Luiza Moretti, coordenadora geral da Unicamp.

Inscrições e informações

Apesar de neste ano a UPA não contar com a visita presencial ao campus de Barão Geraldo, o evento terá duas etapas de inscrições. Inicialmente, serão enviados às escolas o material de divulgação da UPA, para encaminhamento aos estudantes, e um formulário para que as instituições de ensino façam seu cadastro. O formulário pode ser acessado pelo link http://www.upa.unicamp.br/inscricoes-escolas-upa-2021

Depois dessa primeira etapa de inscrição das escolas, a organização enviará às instituições inscritas a programação detalhada da UPA 2021 e links para que os estudantes se inscrevam nos painéis e atividades que mais tiverem interesse. Contamos com a colaboração das escolas incentivando a participação de seus alunos e encaminhando a eles a programação e os links para as inscrições das atividades.

No entanto, os links para as transmissões estarão disponíveis no site da UPA e o acesso não será condicionado às inscrições prévias. A organização solicita que os interessados façam as inscrições para que seja possível conhecer mais o perfil dos estudantes brasileiros interessados na Unicamp e aprimorar o que a Universidade tem a oferecer. A programação detalhada também será divulgada no site da UPA, que vai receber atualizações constantes, e ainda nos perfis oficiais da Unicamp nas redes sociais. 

Serviço

Unicamp de Portas Abertas 2021 - Edição Virtual 
Datas: 20 a 23 de julho de 2021
Inscrições das escolas: http://www.upa.unicamp.br/form/inscricao-escolas-upa-2021 
Informações: http://www.upa.unicamp.br/ e perfis oficiais da Unicamp nas redes sociais

Imagem de capa
arte mostra imagens do campus de unicamp e o logotipo da unicamp de portas abertas 2021

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”