HC Unicamp realiza campanha no dia 5 de maio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos. O tema da campanha deste ano é “Segundos salvam vidas – limpe as mãos!” A OMS convida os profissionais e serviços de saúde de todos os países a realizar ações de promoção à higiene das mãos nos pontos de cuidado onde trabalham.

“Estes pontos são os locais onde há o encontro de três elementos principais: o paciente, o profissional de saúde e o cuidado. Para que a higiene das mãos seja eficaz na prevenção da transmissão de microrganismos infecciosos durante a assistência em saúde, ela deve ser sempre realizada usando a técnica certa com produtos disponíveis no ponto de cuidado”, explica Mariana Salha Dall Aqua Schweller, Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Time de Higiene das mãos do NSP realizarão suas ações no dia 5 de maio no HC Unicamp com base nas premissas de distanciamento social impostas pela pandemia do covid-19. Eles visitarão as unidades de atendimento e internação dos pacientes do hospital e entregarão material informativo e interativo da campanha.

De acordo com Mariana, objetivo da ação é estimular todos os serviços e profissionais de saúde que atuam no HC Unicamp a desenvolver ações que reforcem a adesão a prática de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).

“O envolvimento de vários públicos tem como objetivo destacar o papel da equipe assistencial na obtenção de ações eficazes de higiene das mãos, de acordo com a estratégia multimodal de melhoria da higiene das mãos da OMS”, reforça Mariana.

Leia matéria na íntegra com orientações publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp. 

Imagem de capa

Data definida pela OMS estimula profissionais de saúde de todos os países a realizar ações de promoção à higiene das mãos 
Data definida pela OMS estimula profissionais de saúde de todos os países a realizar ações de promoção à higiene das mãos