FCM oferece dicas rápidas para eventos e reuniões no Google Meet

Edição de imagem

Pensando em aprimorar a qualidade dos eventos realizados em plataformas virtuais, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, através da Coordenadoria de Apoio Acadêmico (CAAC) e Assessoria de Relações Públicas e Imprensa (ARPI), lançou um guia com dicas rápidas para reuniões no Google Meet, voltado aos estudantes, professores e funcionários da faculdade, que nos últimos meses abraçaram o desafio de migrar grande parte das atividades para o ambiente on-line. 

"Temos observado a preocupação crescente da comunidade sobre posicionamentos de câmera, qualidade de som e iluminação, técnicas de oralidade, e assim por diante. Embora plataformas como Zoom e Google Meet sejam de fácil utilização, elas demandam cuidados que podem impactar, inclusive, na imagem pública das pessoas e da própria instituição”, comenta a jornalista Camila Delmondes, coordenadora da ARPI da FCM. 

Postura corporal, objetos posicionados ao fundo, ruídos externos estão entre os cuidados que devem ser observados na hora de realizar um evento on-line. “Um livro mal posicionado no plano de fundo pode tirar a atenção de quem nos assiste do outro lado. A comunicação nesse sentido é mais ampla, não verbal, e fala também por meio de símbolos”, explica o supervisor da CAAC, Bruno de Jorge, responsável pela elaboração do guia.

Ainda de acordo com Bruno, no contexto de realização de aulas e eventos virtuais, tem sido cada vez mais necessário oferecer assessoria e treinamento à comunidade universitária visando melhor utilização dos diferentes recursos e aplicativos tecnológicos disponíveis, sejam eles pagos ou de acesso livre.

“Cada evento ou atividade on-line apontará um aplicativo mais adequado à necessidade do momento, mas algumas questões como ambientação costumam ser gerais. O posicionamento da câmera do computador na altura dos olhos, por exemplo, é um cuidado muito simples, mas que muda de forma significativa a nossa percepção em relação ao interlocutor”, explica Bruno que conta com formação em Publicidade e Propaganda.

Matéria original publicada no site da FCM da Unicamp. 

Imagem de capa
FCM oferece dicas rápidas para eventos e reuniões no Google Meet

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”