Hospital de Clínicas da Unicamp abre novos leitos Covid e contrata profissionais de saúde

Autoria
Edição de imagem

A Unicamp anunciou na manhã desta sexta-feira (12) a abertura de 54 leitos de enfermaria e de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19. Um total de 18 leitos de enfermaria foram abertos imediatamente e já estão em funcionamento e 10 leitos de UTI serão abertos na próxima semana. Para viabilizar a operacionalização dos leitos, também estão sendo contratados 40 profissionais da área de saúde.  

As medidas foram anunciadas pelo reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e pelo superintendente do Hospital de Clínicas (HC), Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. O reitor informou que os 36 leitos de enfermaria restantes serão abertos conforme os profissionais de saúde comecem a chegar ao HC. Estão sendo contratados 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. Outros 30 profissionais serão remanejados para atender às necessidades dos leitos. 

“Estamos realizando um esforço importante da universidade em relação a essa abertura sabendo desse momento tão triste que passa o país e o sistema de saúde do país como um todo. [...] Esses leitos estão no sistema referenciado pelo estado e são leitos para região metropolitana de Campinas”, observa. 

O reitor também pontuou que a Universidade vem investindo recursos próprios na manutenção e na abertura dos leitos e negocia com o governo estadual um maior investimento. 

audiodescrição: fotografia colorida do reitor da unicamp, marcelo knobel e so superintendente do HC, Antonio Gonçalves
O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e o superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. Foto: Caius Lucilius/Assessoria HC Unicamp

Medidas emergenciais

O superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, observa que os 10 leitos de UTI para Covid-19 são resultado de medidas emergenciais no hospital, como a suspensão das cirurgias eletivas. Ele destaca que as urgências e casos de oncologia seguem sendo atendidos, mas acredita que a suspensão das cirurgias eletivas deve ser prorrogada. Na terça-feira (9), em virtude da lotação do HC, também foi restrito o atendimento no Pronto Socorro (PS).

“Com o controle do atendimento ambulatorial e a suspensão dos atendimentos eletivos, teremos a possibilidade de transformar 10 leitos de UTI geral para leitos Covid, isso já a partir da próxima semana, quando teremos a disponibilização”, afirma.

Segundo o superintendente, na data de hoje, 12 de março, há 75 pacientes com síndromes gripais internados. “São 30 em UTI e o restante em leitos especiais Covid ou na enfermaria”. Antonio ainda frisa que a busca por atendimento e os encaminhamentos de pacientes vêm crescendo e, portanto, a abertura de leitos será fundamental.

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida da fachada do HC

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”