Cepagri comemora 25 anos desde que sua primeira página foi ao ar

Imagem da primeira página do Cepagri na Internet de maio de 1995
Imagem da primeira página do Cepagri na Internet em maio de 1995

Em 16 de maio de 1995, o Cepagri da Unicamp colocou no ar a sua primeira página na internet, apenas alguns dias após o início da operação comercial da internet no Brasil pela Embratel. Era acessada no endereço: orion.cpa.unicamp.br. A Universidade, segundo dados da época, foi uma das primeiras instituições brasileiras a ter uma página na internet e o Cepagri foi um dos seus primeiros órgãos, seguindo o Centro de Computação.Tratava-se de uma iniciativa pioneira e que funciona de forma ininterrupta, há 25 anos, prestando serviços valiosos nas áreas de meteorologia e climatologia para a sociedade em geral.

Em 1995, o Cepagri já tinha experiência na prestação de serviços para a sociedade através de telefone, fax, email e consultas pessoais. A internet, na época, pareceu ser uma grande alternativa para facilitar, ampliar e melhorar o acesso aos dados e informações que o órgão disponibilizava rotineiramente para os vários interessados que já o consultavam, de forma cada vez maior e frequente.

A ideia inicial foi colocar os seus serviços à disposição em uma rede que estava se abrindo e que tinha uma grande perspectiva de crescimento, os usuários estariam mais bem atendidos e o Centro teria mais tempo disponível para realizar novas pesquisas e gerar novos produtos de interesse da sociedade. Na prática, a popularização e o crescimento da internet aumentaram o número de usuários interessados nos trabalhos realizados e nos serviços, ampliando as consultas por telefone e pessoalmente para os pesquisadores do Centro. Sem dúvida, esta relação que o Cepagri tem com vários setores da sociedade, favorecida pelo funcionamento da sua página na internet - desde pessoas individuais até representantes de órgãos públicos e grandes empresas - são de grande importância para retroalimentar as suas atividades de pesquisa, a grande razão da sua existência desde a sua inauguração em novembro de 1983.

A larga experiência que o Cepagri tem na prestação de serviços na internet serviu de base para várias outras iniciativas no Brasil e exterior. De modo especial, pode ser mencionado o sistema Agritempo, desenvolvido em conjunto com a Embrapa desde 2001, que tem uma abrangência nacional e um foco na prestação de serviços para o agronegócio.

Ao longo do tempo, a página do Cepagri passou por várias reformulações, máquinas servidoras e webmasters, mas felizmente nunca perdeu o seu foco inicial que era, e tem sido, o de prestar serviços nas áreas de meteorologia e climatologia para a sociedade em geral, da forma mais prática e acessível possível. Como curiosidade, o programa de navegação utilizado na época era o Mosaic, desenvolvido pelo Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação (NCSA) da Universidade de Illinos em UrbanaChampaign, e a primeira máquina que serviu de servidora para a página foi uma estação modelo Risc da IBM.

** Jurandir Zullo Junior é pesquisador do Cepagri Unicamp desde 1987, tendo sido diretor do órgão de 2002 a 2008. Possui graduação em Matemática Aplicada e Engenharia Agrícola pela Unicamp. Fez mestrado em Pesquisa Operacional e doutorado em engenharia de Computação e Automação, também na Unicamp.