Equipes do Instituto Federal de São Paulo são as vencedoras do Inova Jovem 2019

Duas equipes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) foram as vencedoras da edição 2019 do Inova Jovem. As equipes Girls Tech Power na categoria Avaliação da Banca e a Bag Alarm na categoria de Voto Popular ganharam o prêmio oferecido pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A etapa final da competição aconteceu na quinta-feira (31/10), durante o InovaCampinas Trade Show, que aconteceu na Expo D. Pedro.  

As seis equipes finalistas realizaram seus pitches, apresentações curtas sobre os modelos de negócios para investidores, a fim de defenderem que seus projetos estavam mais bem preparados para introduzir um serviço ou produto no mercado. A competição, que teve dois meses de capacitações, é voltada apenas para alunos de ensino médio regular ou técnico, sendo uma das ações de educação empreendedora da Unicamp, conforme apontou o diretor-executivo da Inova Unicamp, o professor Newton Frateschi:

“O Inova Jovem é muito importante porque ensinamos o pessoal do ensino médio a transformar ideias em algo que tenha impacto socioeconômico. Foi impressionante e gratificante ver, nessa trajetória, o amadurecimento e o profissionalismo que eles apresentaram em seus pitches, demonstrando que há resultado na educação do empreendedorismo e da inovação nessa fase escolar, antes de entrarem na universidade.”, justificou Frateschi.

Essa foi a primeira edição que o Programa teve a categoria de Voto Popular, abrindo para o público presente escolher uma das equipes finalistas, sendo que quem levou o troféu e certificados foi a Bag Alarm, composta pelos alunos Manuela Nicoliello, João Pedro Longhi e Weliny Cabral do IFSP, campus de Campinas. A proposta do time foi um dispositivo que calcula e alerta casos de sobrecarga de mochilas, segundo o peso de cada usuário, evitando o desenvolvimento de doenças por excesso de carga nas costas como lordose ou hérnia de disco.

Já para a principal categoria do Inova Jovem que é a Avaliação da Banca, a equipe premiada com certificados, troféus e mil reais por pessoa foi a Girls Tech Power, formada pelas alunas do IFSP, campus de Bragança Paulista, Raíssa Alves, Livia Silva, Giovanna Mariano, Laura de Godoy e Hellen Turri. A equipe apresentou em seu pitch o serviço de um aplicativo chamado FibroFly, que promove o bem-estar de pessoas com fibromialgia, uma doença crônica generalizada que atinge, principalmente, a musculatura e que, em média, 90% das pessoas diagnosticadas com a doença são mulheres. O aplicativo foi desenvolvido com parcerias de profissionais da saúde que orientaram o time na construção de conteúdo para seis pilares de promoção do bem-estar: frases motivacionais, meditação, exercícios físicos, nutrição, calendário e progresso pessoal.

Assista vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação (SEC):
 

Leia matéria completa publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp. 

Imagem de capa

Equipe vencedora do Inova Jovem, edição 2019
Equipe vencedora do Inova Jovem, edição 2019