Simpósio dos Profissionais da Unicamp enfatiza excelência na gestão pública

Edição de imagem

O Simpósio de Profissionais da Unicamp, que chegou à sétima edição em 2019, teve a essência de um evento científico organizado por profissionais da universidade. Por meio de diversos formatos – pôster, exposições orais, “apresentação em 1 minuto”, o intuito foi compartilhar ações e projetos de todos os campi da Unicamp, em diversos segmentos. A presença de convidados de expressão nacional em conferências e mesas-redondas visou à atualização de conhecimentos em gestão pública e afins. A programação cultural também foi parte do Simpósio e valorizou talentos da universidade e momentos de integração.

O Simtec é um espaço institucional que permite a apresentação de projetos desenvolvidos pelos funcionários nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Nesta edição, foram 300 trabalhos aprovados para apresentação e 818 participantes inscritos nas atividades ao longo de quatro dias de evento. Até o dia 11 de setembro, data de encerramento, as publicações no Facebook alcançaram 25 mil visualizações. O aplicativo do Simtec, inédito na história do simpósio, foi utilizado para credenciamento e registro de presença nas palestras. Ao todo, foram 642 downloads. Uma equipe do Centro de Computação participou também no apoio aos funcionários que optaram pela forma convencional de confirmação de presença nas palestras.

De acordo com Mônica Rovigati, coordenadora geral do Simtec, o mote “excelência em gestão pública” foi alinhado aos objetivos estratégicos do Planes 2016-2020. “Profissionais da UNICAMP, em suas diferentes áreas de atuação, puderam divulgar iniciativas aplicadas em seus ambientes de trabalho e ampliar oportunidades de capacitação por meio das demais atividades oferecidas”. A abertura oficial do evento, na tarde no dia 9 de setembro, contou com presença de diversas autoridades. Teresa Atvars, Coordenadora Geral da Unicamp, em viagem, gravou um vídeo de boas vindas aos participantes. A conferência introdutória foi proferida pela professora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Milena Serafim. “Um grande desafio que temos é fazer com que os servidores públicos participem mais das ações estratégicas de gestão, garantindo perenidade às melhorias e aplicação de conhecimento”, alertou Milena, que também é assessora docente da CGU.

Mesa de abertura da sétima edição do Simtec
Mesa de abertura da sétima edição do Simtec

Ainda na segunda, dia 9, Joelson Vellozo Jr, Diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos do Ministério da Economia, e Mozart Neves Ramos, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, dialogaram com os participantes sobre formação profissional, maior conexão entre universidade e sociedade e digitalização de processos em administração pública. No dia 10 de setembro, além das apresentações dos pôsteres no Ginásio Multidisciplinar, os profissionais acompanharam mesas-redondas. No período da manhã, o tema "Inovação, Sustentabilidade e Transparência” foi conduzido por  Rodrigo Fontenelle, da Controladoria-Geral de Minas Gerais, Carlos Frederico Distéfano Pinto, do Instituto de Oncologia do Vale e Aron Belinky - ABC Associados. Na parte da tarde, Neri de Barros Almeida, Diretora Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, e Fernando Meloni de Oliveira, coordenador de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Fazenda e Planejamento de São Paulo, deram visão mais ampla sobre como a diversidade se apresenta no campus e como os servidores pode se engajar mais em ações ligadas ao respeito e à cultura de paz.  A mesa "As pessoas na gestão estratégica", abordou o equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologia, por meio das exposições do professor Li Li Min, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Gilberto Tadeu Shinyashiki, docente da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade – USP e Cláudio Chauke Nehme, diretor da Gartner do Brasil S/C. Todas as palestras tiveram interação com público, que participou com perguntas e comentários.

Funcionários observam os painéis com os trabalhos apresentados no simpósio
Funcionários observam os painéis com os trabalhos apresentados no simpósio

O último dia de Simtec teve como foco homenagens a profissionais que fizeram história na universidade. Após as apresentações orais de trabalhos, simultâneas nos três auditórios do Centro de Convenções, um talk show proporcionou ao público relatos de profissionais já aposentados. Foi momento de conhecer mais as trajetórias de Antonio Félix Duarte, o “Toninho”, que atuou nos Grupos de Planejamento Orçamentário e Assessoria de Planejamento Orçamentário, a AEPLAN; Antônio Augusto de Godoy von Zuben, o “Totó”, físico de processos em microeletrônica do Laboratório de Pesquisa em Dispositivos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) e Maria Rosa Ceccato Colombrini, diretora do Serviço de Enfermagem Médico Cirúrgica do Hospital de Clínicas (HC) até o ano passado, quando se aposentou. Na sequência, os três funcionários com mais de 50 anos de Unicamp – Roberto Orlando (Biblioteca Central/SBU), Humberto Olivieri (GGBS) e André Goulart (FCM) – também foram homenageados pela comissão organizadora.

Equipe na recepção aos participantes do Simtec
Equipe na recepção aos participantes do Simtec

A palestra de encerramento, com auditório lotado, foi com Rossandro Klinjey, escritor e consultor do programa global "Encontro com Fátima Bernardes". Em um comentário final, Monica afirmou que o evento foi também “oportunidade de aprendizado e pode ser aprimorado nas próximas edições, sempre com apoio institucional”. Marcelo Knobel, Reitor da Unicamp, que acompanhou diversas atividades ao longo dos quatro dias, também participou do fechamento do simpósio e fez um agradecimento à comissão organizadora e aos congressistas. “A equipe multitarefa e composta por várias gerações foi responsável por um evento tão produtivo. A qualidade dos trabalhos apresentados tem tudo a ver com a excelência de uma universidade pública como a Unicamp”, concluiu.

Chefs na Unicamp reúne funcionários, famílias e comunidade

Em sua segunda edição, o “Chefs na Unicamp” retornou à Praça do Ciclo Básico com 13 chefs convidados e pratos famosos de seus restaurantes a preços populares. O evento, que abriu o Simtec, envolveu toda a comunidade em torno do Simpósio. Apresentações musicais dos talentos da própria universidade, grupo de teatro infantil e parceria com oficinas do Museu Exploratório de Ciências renderam um domingo de lazer para todas as famílias participantes. Um estande para receber doação de livros também foi montado na praça.

Assista à reportagem especial do Simtec, produzida pela TV Unicamp

 

 

Veja como foi o Simpósio na íntegra:

09 de setembro youtube.com/watch?v=pZ6F5tjlxzo


10 de setembro - Parte 1 youtube.com/watch?v=km58wntB3so


10 de setembro - Parte 2 youtube.com/watch?v=l_1UZ1hHqp8


10 de setembro - Parte 3 youtube.com/watch?v=pnmZl5Ndv80


11 de setembro - Parte 1 youtube.com/watch?v=GgqbWA0_gE8&t=174s

11 de setembro - Parte 2 youtube.com/watch?v=2P0W-leUt9U&t=8s

Ao longo de meses de organização, ações de comunicação da equipe organizadora do VII Simtec focaram na produção de conteúdos que contam um pouco a história de profissionais de diversas áreas da Unicamp e como eles se relacionam com o evento. Acesse a playlist dos vídeos produzidos pelo Comitê de Cultura e Comunicação: bit.do/playlistsimtec

** Leia mais sobre a abertura do VII Simtec: http://bit.do/abresimtec

Imagem de capa
Mesa de abertura da sétima edição do Simtec

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”