Edição nº 584

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 25 de novembro de 2013 a 01 de dezembro de 2013 – ANO 2013 – Nº 584

Prêmio Inventores Unicamp homenageia trinta docentes

No último dia 18, ocorreu a sexta edição do Prêmio Inventores Unicamp, promovido pela Reitoria da Unicamp e pela Agência de Inovação Inova Unicamp, cujo objetivo é homenagear docentes e pesquisadores da Universidade envolvidos em atividades de proteção e transferência de tecnologias. A mesa de autoridades foi composta pelo reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge; pela pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Teresa Dib Zambon Atvars; professor Milton Mori, diretor executivo da Inova Unicamp; professor Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Reitoria; professor João Romano, diretor de parcerias e projetos colaborativos da Inova Unicamp; e Patrícia Leal Gestic, diretora de propriedade intelectual da Inova.

“Homenageamos nesta edição 30 docentes da Unicamp provenientes de nove institutos. Uma unidade de destaque neste ano é o Instituto de Química, com 14 troféus – sete na categoria ‘tecnologia licenciada’ e sete em ‘patentes concedidas’”, destacou o professor Mori. O diretor executivo da Inova também falou sobre o início das estruturas de apoio à inovação na Unicamp. “Começamos as atividades de inovação na Universidade nos anos 90 com o professor Jorge Humberto Nicola, hoje homenageado e representado na cerimônia por sua esposa, professora Ester Nicola, e seu filho, Alessandro Nicola”, afirmou.

Em seguida, os premiados foram contemplados na cerimônia. A categoria “Destaque na Proteção à Propriedade Intelectual” reconheceu a unidade da Unicamp com melhor performance em 2012, ou seja, o equivalente ao número de patentes da Universidade dividido pelo número de docentes da unidade. O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas [CPQBA] conquistou o prêmio, que foi recebido pelo diretor da unidade, professor Ivo Milton Raimundo Junior. “Essa conquista é fruto do esforço de todos os pesquisadores do CPQBA, que estão bastante focados em ciência, tecnologia e inovação. A Inova é uma parceira importante e nos ajuda a mudar a mentalidade e proteger nossas pesquisas”, ressaltou.

Além disso, outros 18 professores – Celio Pasquini, Jarbas José Rodrigues Rohwedder, Susanne Rath, Yoshitaka Gushikem, Ivo Milton Raimundo Junior, Fernando Aparecido Sigoli e Italo Odone Mazali, do Instituto de Química (IQ); Fernando Antonio Campos Gomes, Dalton Soares Arantes, Evandro Conforti e Yuzo Iano, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC); Marcos Nopper Alves e Ilio Montanari Junior, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA); Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia (IB); Ricardo Dahab, do Instituto de Computação (IC); Daniel Barrera Arellano e Renato Grimaldi, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA); e Cristiano de Mello Gallep, da Faculdade de Tecnologia (FT) – foram homenageados na categoria intitulada “Tecnologia Licenciada”, referente ao licenciamento do resultado de suas pesquisas e esforços no ano de 2012.

Neste ano, o Prêmio também englobou a nova categoria “patentes concedidas” e premiou 12 docentes da Universidade: Carlos Kenichi Suzuki, Luiz Otávio Saraiva Ferreira, Rodnei Bertazzoli e Maria Clara Filippini Ierardi, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM); Mauro-Aurelio De Paoli, Isabel Cristina Sales Fontes Jardim, Carol Hollingworth Collins, Kenneth Elmer Collins, Fabio Augusto, Regina Sparrapan e Marcos Nogueira Eberlin, do IQ; e Antonio Ludovico Beraldo, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri).

Para o professor Eberlin, do IQ, o recebimento do prêmio é um reconhecimento importante. “Acredito que há um novo despertar da ciência brasileira. O brasileiro aprendeu a gostar de ciência e tecnologia, transformando pesquisas inovadoras em patentes e tecnologias. Precisamos fazer da Unicamp um exemplo nessa área. Com este evento e reconhecimento, temos ainda mais ânimo para submeter patentes na Universidade”, opinou.

O Prêmio Inventores Unicamp também prestou uma homenagem ao professor Jorge Humberto Nicola, in memoriam, pelo pioneirismo na articulação de iniciativas voltadas à inovação na Unicamp. A professora Ester Nicola, esposa do professor, recebeu a homenagem.

O reitor José Tadeu Jorge encerrou a cerimônia e falou sobre a importância da inovação no âmbito acadêmico. “Fazemos aqui um agradecimento institucional a Ester pela obra que o professor Nicola legou à Universidade. A Unicamp está acompanhando essa evolução com o intuito de fazer chegar benefícios à população brasileira”.

O reitor ressaltou que a Inova é responsável por coordenar ações de registros, depósitos e licenciamento de patentes e conhecimentos que a Universidade pode dispor à sociedade brasileira. “É preciso lembrar que o destaque da Unicamp no âmbito da inovação só é possível devido ao empenho de docentes e pesquisadores, hoje justamente homenageados no Prêmio Inventores”, concluiu.

Com o propósito de criar um registro online dessa iniciativa feita pela Universidade e preservar a memória do Prêmio Inventores Unicamp e de seus homenageados, a Inova Unicamp criou o site do Prêmio, que pode ser acessado no site da inova