Edição nº 577

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 30 de setembro de 2013 a 06 de outubro de 2013 – ANO 2013 – Nº 577

Unicamp recepciona 105 novos docentes e pesquisadores

Aconteceu na tarde do dia 20 o 7º Encontro dos Novos Docentes e Pesquisadores da Unicamp, que foram admitidos no período de 1º de julho de 2012 a 30 de junho de 2013. Participaram da recepção aos ingressantes o reitor José Tadeu Jorge, o coordenador-geral da Universidade Alvaro Crósta e os pró-reitores Gláucia Pastore (Pesquisa), Luís Magna (Graduação), Itala D’Ottaviano (Pós-Graduação), Teresa Atvars (Desenvolvimento Universitário) e João Frederico Meyer (Extensão e Assuntos Comunitários). Também tiveram a palavra os professores Fernando Sarti, diretor do Instituto de Economia (IE) e diretor financeiro da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp), e Oswaldo da Rocha Grassiotto, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), que está assumindo a recém-criada Vice-Reitoria Executiva de Administração (Vrea).

Em seu segundo mandato como reitor, Tadeu Jorge informou aos novos docentes e pesquisadores que a Unicamp conta este ano com um orçamento próximo dos R$ 2 bilhões, sem considerar a captação extraorçamentária entre R$ 500 e R$ 600 milhões. “É um orçamento pouco menor que do município de Campinas, o que aumenta a nossa responsabilidade de fazer retornar esse aporte de recursos à sociedade da melhor maneira possível.”

Tadeu Jorge ressaltou que o papel da Reitoria é facilitar a vida burocrática de todos, especialmente dos docentes, para que possam se dedicar às atividades-fim de maneira mais intensa. “Um projeto de pesquisa conveniado com outra instituição não pode levar meses para ser aprovado, sob o risco de se transformar em nada, diante da rapidez com que o conhecimento evolui. Nesse sentido, realizamos ontem [19] uma primeira reunião [da Câmara para Análise e Aprovação de Convênios e Contratos, criada nesta gestão] para que um projeto, a partir da apresentação da proposta pela unidade ou órgão, seja avaliado e assinado em um mês.”

O reitor instigou os ingressantes a conhecer com mais detalhes os procedimentos dentro da Universidade e a diversidade de funções em suas áreas. “A Universidade está permanentemente em construção e é o lugar da divergência e da contestação por excelência, não há outra maneira de avançar. É preciso assegurar um cotidiano de respeito e de abertura aos debates e ideias novas, a fim de que Unicamp permaneça em destaque. Isso é muito mais importante do que rankings – que são muitos e a Universidade está bem em todos, principalmente por que os indicadores não são relativizados. Pelo nosso tamanho, os critérios absolutos, obviamente, não permitirão uma posição de destaque maior do que já temos. Mas se dividirmos os indicadores de produção pelo número de docentes, por exemplo, a Unicamp figura facilmente como a primeira do ranking da América Latina.”

Alvaro Crósta, coordenador-geral da Universidade, informou que o 7º Encontro de Novos Docentes e Pesquisadores teve 105 convidados: 97 docentes, dois pesquisadores ligados aos centros e núcleos de pesquisa e seis professores dos colégios técnicos da Unicamp (Cotil e Cotuca). “Esperamos que no próximo ano a sala do Conselho Universitário seja pequena. Estamos tomando as medidas administrativas para ampliar o quadro docente. Isso é muito importante, diante do diagnóstico de que o número de docentes está estagnado há vários anos, apesar do enorme aumento de atividades. As novas contratações eram contrabalançadas por aposentadorias e também por falecimentos.”

A pró-reitora Teresa Atvars aproveitou a ocasião para anunciar que a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário, nesta gestão, passará a priorizar o planejamento da Universidade no médio e longo prazo, numa perspectiva muito mais de desenvolvimento que de administração. “Para isso, vamos atuar em conjunto com a Coordenadoria Geral da Unicamp, através da Comissão de Planejamento Estratégico, que é presidida pelo coordenador geral, tendo a PRDU na vice-presidência”, afirmou, acrescentando que caberá à Vice-Reitoria Executiva de Administração, do professor Oswaldo Grassiotto, cuidar das questões relativas aos campi.