Edição nº 565

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 17 de junho de 2013 a 23 de junho de 2013 – ANO 2013 – Nº 565

PAINEL DA SEMANA


 Raízes e troncos em exposição - Encontrados em queimadas, desmatamentos e até em tempestades, troncos de madeiras como o cedro, sassafrás, eucalipto, ficus, aroeira, jacarandá, araucária e jabuticabeira, se transformam em obras de arte nas mãos da escultora gaúcha Leani Inês Ruschel, pós-graduada em Educação pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Até 17 de junho, suas obras poderão ser visitadas pelo público em geral, no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo 1011), no campus da Unicamp. Em suas criações, Ruschel cria o universo destruição/reconstrução chamando a atenção para o cuidado que se deve ter com o planeta. As visitas de “Artentando Raízes e Troncos” podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Mais informações: telefone 19-3521-7017. Entrada livre.

 Primeiros socorros - Nos dias 18 e 25 de junho, às 12h30, no complexo de salas de aula da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o curso teórico e prático em primeiros socorros para leigos. O curso é gratuito e tem a duração de 4 horas. São 100 vagas cada um dos dias do curso. Ele será ministrado pelos alunos do segundo ano de medicina com a supervisão da equipe da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp e profissionais da Renovias, Rota das Bandeiras e CCR AutoBAn. As inscrições devem ser realizadas no site. O endereço da FCM é rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, em Barão Geraldo, Campinas. Mais informações: 19-3521-8257.

 Encontro de grupos de pesquisa - No dia 20 de junho, às 10 horas, no auditório do Instituto de Geociências (IG), acontece o 1º Encontro dos Grupos de Pesquisa GAPI – Grupo de Análise de Políticas de Inovação (Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (IG); CTeME – Conhecimento, Tecnologia e Mercado, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); GEICT – Grupo de Estudos Interdisciplinares da Ciência e Tecnologia, do Departamento de Política Científica e Tecnológica do IG, e ICTS – Informação, Ciência, Tecnologia e Sociedade, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). O objetivo é aproximar e estabelecer uma maior comunicação entre os grupos. Mais detalhes no site do evento ou telefone 19-3521-5124.

Eventos futuros

 Fórum de Esporte e Saúde - Com o tema Saúde Mental e Direitos Humanos, no dia 25 de junho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Esporte e Saúde. O evento é organizado pelo Grupo Interfaces do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Inscrições, programação e outras informações no link. O evento será transmitido ao vivo pela RTV-Unicamp.

 Prêmio Embaixador da Epilepsia no Brasil - O médico neurologista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Li Li Min, receberá, em Montreal, o prêmio de Embaixador da Epilepsia no Brasil. O prêmio é concedido anualmente pelo International Bureau for Epilepsy e pela Liga Internacional contra a Epilepsia a 12 indivíduos que promovem a causa da epilepsia em nível pessoal, nacional e internacional. Concorreram ao prêmio cerca de 100 candidatos. A entrega acontece no dia 23 de junho, durante o 30º Congresso Internacional de Epilepsia, em Montreal, no Canadá.

 Fórum de Desafios do Magistério - Com o tema “Linguagens e letramentos”, no dia 26 de junho, às 9 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Desafios do Magistério. O evento propõe uma reflexão sobre as diferenças nas formas de linguagem, para além da oralidade e da escrita convencionais e majoritárias, e destaca possibilidades no campo do letramento, de modo a pontuar a pluralidade que a leitura, escrita e outras manifestações linguísticas (de fora e dentro dos espaços escolares) impõem às práticas pedagógicas e seus atores. No Fórum haverá lançamento de publicações. O fórum será transmitido ao vivo pela TV Unicamp. Programação, inscrições e outras informações podem ser obtidas na página do evento.

 Combate às drogas - O Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom) e a Coordenação do Programa de Prevenção ao Uso de Substâncias Psicoativas Lícitas e Ilícitas “Viva Mais” organizam, dia 26 de junho, evento relativo ao Dia Internacional de Combate às Drogas. Na ocasião, a professora Renata Azevedo, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), profere palestra sobre o assunto. Pessoas que tiveram problemas com drogas darão depoimentos, às 12 horas, no Auditório I da Agência para a Formação Profissional da Unicamp. Folders de conscientização também serão distribuídos às unidades/orgãos da Unicamp. Mais informações: 19-3521-9001.

 Fórum de Ensino Superior - No dia 27 de junho, às 9 horas, acontece mais uma edição do Fórum Permanente de Ensino Superior. “Acesso ao ensino superior no Brasil: equidade e desigualdade social” é o tema a ser tratado, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp. O Fórum, que será transmitido (ao vivo) pela RTV Unicamp, é organizado pelo professor Renato Pedrosa. Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica ou telefone 19-3521-5039.

 Palestra com Ortwin Renn - O Programa de Doutorado em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e o Projeto Crescimento, vulnerabilidade e adaptação urbana: dimensões sociais e ecológicas das mudanças climáticas no litoral de São Paulo organizam, dia 27 de junho, às 14h30, no auditório do Nepam, a palestra “Complexidade, incerteza e ambiguidade em governança de risco: aplicação às mudanças climáticas”. Ela será proferida pelo professor Ortwin Renn, do Stuttgart Research Center for Interdisciplinary Risk and Innovation Studies da Stuttgart University (Alemanha). Renn é especialista em governança do risco. Mais informações pelo e-mail.

 China & Brasil - Livro será lançado no dia 27 de junho, no andar térreo da Livraria Martins Fontes Paulista, às 18h30, em São Paulo-SP. Este é o primeiro livro publicado por um centro de estudos acadêmico sobre as relações Brasil-China, um testemunho do alto desempenho alcançado, em poucos anos, pelo Centro de Estudos Avançados da Unicamp (CEAv). Inteiramente resultante de pesquisas acadêmicas, China & Brasil, desafios e oportunidades reúne pesquisadores de três continentes, abordando temas atuais numa perspectiva multidisciplinar e academicamente rigorosa. Entre eles destacam-se as relações políticas e comerciais bilaterais, os temas socioambientais e o desafio das reformas do ensino superior na China. É também o testemunho da vocação internacional da Unicamp. Sem a experiência internacional de seus membros, sua inserção em redes de estudo e pesquisa que se destacam globalmente por sua excelência, sem a presença frequente de estudiosos de outros países nos Grupos de Estudo que são a marca do modelo institucional do Centro de Estudos Avançados, este livro, e os projetos que o tornaram possível não passariam de boas intenções.

 Exposições do Cis-Guanabara - O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (Cis-Guanabara), órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), sedia, até 27 de junho, as exposições Ação e Reação, de David Milne Watson; Em nome do Pai, de Tácito Carvalho e Silva, e Ide – Escola de Arte. Elas podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, na rua Mário Siqueira 829, no bairro do Botafogo, em Campinas. Entrada livre com estacionamento gratuito. Mais informações: 19-3233-7801.