Edição nº 565

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 17 de junho de 2013 a 23 de junho de 2013 – ANO 2013 – Nº 565

No topo, entre as mais jovens

A Quacquarelli Symonds (QS), que produz o ranking Top Universities, divulgou levantamento no último dia 11 que destaca novamente a Unicamp entre as 50 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos. Em relação ao último ranking, a Universidade avançou seis posições e ocupa a 17ª colocação. A Unicamp é a única instituição brasileira listada neste levantamento.

A Universidade também foi relacionada entre as 50 melhores com menos de 50 anos no ranking divulgado em 2012 pelo Times Higher Education (THE), outro importante instituto de avaliação de ensino superior. No levantamento da THE, a pesquisa científica possui maior peso em relação a outros critérios.

Já o ranking da QS, instituição sediada no Reino Unido, leva em conta a reputação de uma universidade no meio acadêmico mundial. Em suas avaliações, é considerado o desempenho das instituições em diferentes indicadores, como número de alunos, demanda em processos seletivos, número de artigos publicados, número de teses produzidas, satisfação de estudantes, prêmios recebidos por seus pesquisadores ou ex-alunos, prestação de serviços e transferência de tecnologia (patentes e licenciamentos). Outro ranking, divulgado em maio último pela QS, destaca a Unicamp entre as três melhores universidades da América Latina.