Casa do Lago exibe filmes do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos para 391 estudantes da Escola Estadual “Físico Sérgio Pereira Porto”

Imagem de divulgação do eventoO Espaço Cultural Casa do Lago recebe, no dia 9 de novembro, 391 alunos da Escola Estadual “Físico Sérgio Pereira Porto”.

Os estudantes de 1º a 6º ano do Ensino Fundamental, foram convidados para assistir a três filmes da edição 2023 do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (Ecocine). As exibições serão realizadas, a partir das 8h30, na Sala de Cinema da Casa.

#
Camargo: "Pretendemos estender esse projeto para outras unidades da Unicamp"

O projeto de fazer com que os filmes cheguem aos estudantes da Sérgio Porto foi idealizado por Geraldo Camargo, funcionário da Casa do Lago, e por Luiza Pasim, produtora do Ecocine, em conjunto com um grupo de ativistas culturais.

“Pretendemos estender esse projeto a outras unidades da Unicamp. Já estamos em negociação, por exemplo, com a Faculdade de Educação (FE) e com o Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), contou Camargo.

A Mostra Ecocine, que é pioneira por tratar da temática ambiental, é um projeto produzido pela Organização Não Governamental (ONG) “Centro Cultural São Sebastião tem Alma” e pela TAO produções artísticas.

#
Di Blásio: "O investimento na temática do Meio Ambiente está sendo cada vez mais abraçado pela comunidade universitária, devido à emergência climática"

“A Casa do Lago se sente privilegiada por proporcionar esta mostra tão importante a estudantes da escola pública. O investimento na temática do Meio Ambiente está sendo cada vez mais abraçado pela comunidade universitária, devido à emergência climática. E há uma clara intenção de conscientização de pessoas cada vez mais jovens sobre os rumos do nosso planeta. Que os estudantes sejam bem-vindos e que possamos repetir a dose sempre que possível”, disse a diretora do Espaço Cultural, Silvana Di Blásio.

#
Pasim: "O comprometimento e a paixão pela causa ambiental são essenciais para enfrentar os desafios ambientais do nosso planeta”

“O Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (Ecocine) iniciou, em 2018, a Mostra de filmes em vários departamentos da Unicamp. Eu não poderia deixar de ser grata à Casa do Lago que sempre nos acolheu, confiou em nosso trabalho e até hoje mantém essa parceria forte. É muito importante que os estudantes aprendam desde cedo a proteger o meio ambiente. Os alunos que estarão envolvidos no projeto Ecocine são uma força motivadora e inspiradora para a sociedade. Com os filmes, eles trabalharão, por exemplo, temas como conscientização, comprometimento, inovação, empatia, educação continuada, liderança, sensibilidade cultural, trabalho em equipe e foco no futuro. O comprometimento e a paixão pela causa ambiental são essenciais para enfrentar os desafios ambientais do nosso planeta”, disse, Luiza Pasim, diretora de produção do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos (Ecocine).

Os filmes a que os estudantes vão assistir são: “Roadkill jamboree", "A Amazônia brasileira, um outro olhar" e "Incipience".

Os filmes serão reexibidos pela Casa, no dia 10 de novembro, com entrada gratuita ao público.

O Espaço Cultural fica na Avenida Érico Veríssimo 1011, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Para outras informações, escreva para o e-mail geraldoj@unicamp.br ou ligue para (19) 3521-1833.
(Hélio Costa Júnior)

Edição de imagem: Paulo Cavalheri