Filme da Mostra SP sobre “Picasso da China” será exibido no Espaço Cultural Casa do Lago

Cartaz de divulgação do eventoO Espaço Cultural Casa do Lago exibe, dia 24 de outubro, às 14h30, o documentário “Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien” (“Of Color and Ink: Searching for Chang Dai-chien”), uma coprodução EUA-Brasil-China que revela as jornadas do principal pintor chinês do século XX, Chang Dai-chien (1899-1983), que viveu no Estado de São Paulo entre as décadas de 1950 e 1970. A obra disputa o Troféu Bandeira Paulista, da Competição Novos Diretores, na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que acontece neste mês na capital.

Aberta ao público, a exibição contará com a presença da cineasta sino-americana Weimin Zhang, professora de Cinema da San Francisco State University, nos Estados Unidos, que dirige o longa-metragem e participará de um bate-papo ao final da sessão, juntamente com um dos produtores e consultor do filme, Guilherme Gorgulho, doutorando em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e jornalista do Instituto de Estudos Avançados (IdEA).

“Da Cor e da Tinta” mostra que o exílio de trinta anos no Ocidente do pintor, calígrafo e poeta foi amplamente mal compreendido e envolto em mistério. O filme explora a busca do artista por um ideal utópico de harmonia e tolerância, num mundo muito distante da China tradicional que deixou para trás em 1949. Transitando da Ásia para as Américas e a Europa, Chang desempenhou um papel fundamental na transmissão da pintura chinesa para o Ocidente. Sendo o primeiro artista chinês a alcançar renome internacional, mesmo após a sua morte suas obras continuam a estabelecer recordes mundiais em leilões de arte.

O filme segue sua jornada de vida incomum, da China pré-comunista à Argentina, dos pampas a um grande jardim chinês em plena Grande São Paulo, percorrendo suas aclamadas exposições em Paris e na Alemanha nas décadas de 1950 e 1960, seus encontros com Pablo Picasso e o surrealista Andre Masson, bem como seus últimos anos na Califórnia e em Taiwan. O prolífico trabalho do pintor combinou estilos tradicionais e modernos de paisagem e retrato, formando uma ponte não só entre o passado e o presente da China, mas também entre as ideias estéticas orientais e ocidentais.

O filme tem 1h40 de duração, com legendas em português. A atividade faz parte da disciplina Introdução à Sociedade e Cultura da China (AM077), mas é aberta ao público da Unicamp e externo. A organização do evento é do Instituto Confúcio da Unicamp.

Da Cor e da Tinta: Em busca de Chang Dai-chien
Produção: Estados Unidos, Brasil e China
Direção: Weimin Zhang
Lançamento: outubro de 2023