Jornada Universitária pela Reforma Agrária acontece até o dia 31 de agosto na Unicamp

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, ocorrerá a Jornada Universitária pela Reforma Agrária (Jura) da Unicamp, no campus de Barão Geraldo, em Campinas (SP). O evento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em parceria com docentes e discentes da Universidade e conta com o apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), assim como da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp).

A jornada celebra, em 2023, dez anos de uma parceria firmada entre movimentos sociais e várias universidades públicas e busca ampliar nessas universidades o diálogo e a reflexão sobre o papel delas, junto às organizações populares, na luta pela reforma agrária e pela terra.

O primeiro dia do evento, uma terça-feira, oferecerá atividades a partir das 14h30, começando com um plantio simbólico de mudas de árvores na Praça do Ciclo Básico. E, das 17h30 às 21h, ocorrerá um ato político e cultural no Teatro de Arena, também no Ciclo Básico, com a presença de João Pedro Stédile, do MST, Regina Lúcia dos Santos, do Movimento Negro Unificado (MNU), e Silvia Adoue, da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Além disso, haverá a apresentação de dois grupos de música popular: o Baque Mulher, um grupo de maracatu, e a Uatafaia, grupo de reggae roots e forreggae.

No segundo dia, quarta-feira, teremos uma mesa intitulada "O papel da engenharia na luta pela Reforma Agrária", às 9h, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). No período do almoço e da tarde, serão apresentados, no vão do Pavilhão Básico (PB), projetos de extensão realizados atualmente como parte de uma parceria firmada pela Unicamp e pelo MST da Regional Campinas. À noite, haverá um sarau no Armazém do Campo e Livres – Espaço Agroecológico (Rua Agostinho Pattaro, 145 – Barão Geraldo).

No último dia, serão realizadas uma mesa sobre educação pela manhã, com o tema: “A atualidade da educação do campo e a Reforma Agrária”, às 9h, no Salão Nobre da Faculdade de Educação (FE) – Rua Bertrand Russell, 801 – e a mesa “A atualidade da Reforma Agrária no Brasil e na América Latina”, às 15h, no Auditório Marielle Franco, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – Rua Cora Coralina, 100.

Pela noite, encerrando a Jura, será apresentada a peça de teatro O chão de dentro é minha terra, de autoria da Cia. Los Puercos, às 20h, no auditório da Adunicamp – Avenida Érico Veríssimo, 1479.

Produtos do MST e de artesanato indígena ficarão expostos nos espaços do evento. Também haverá militantes da regional do MST em todos os espaços.

ProgramaçãoProgramação

Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/juraunicamp/.
(Luciana Alvarez e Marília Fonseca)

Edição de imagem: Paulo Cavalheri