Colóquio no IFGW discute ciência, ética e política a partir do filme Oppenheimer

O colóquio “Ciência, Ética e Política: Uma discussão a partir do filme Oppenheimer” acontece no dia 31 de agosto, na modalidade presencial, a partir das 16h, no auditório do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW).

O evento será comandado pelo professor Ivã Gurgel, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).

O objetivo do colóquio é discutir as nuances do episódio histórico apresentado no filme. No encontro, Gurgel apresentará alguns fatos anteriores ao período da Segunda Guerra Mundial e discutir o contexto político norte-americano de então. Com isso, buscará promover uma reflexão sobre as relações entre ciência, ética e política.

O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, trata da trajetória do cientista J. Robert Oppenheimer  e mostra sua participação dele no Projeto Manhattan pela construção de duas bombas atômicas. A película apresenta os dilemas éticos enfrentados por Oppenheimer e discute sua responsabilidade no desfecho da Segunda Guerra Mundial, quando as duas bombas foram jogadas sobre o Japão. Esses dilemas prometem questões mais fundamentais, tais cmo: deve haver algum tipo de restrição ao trabalho intelectual de um/a cientista? Como poderia ser feita essa regulação?

O evento é aberto para estudantes em geral, professores e interessados no tema

Para outros detalhes, acesse o site ou envie e-mail para orlandop@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)