Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental debate emergência climática em seminário internacional

Imagem de divulgação do evento

O seminário internacional "Emergência Climática: o que a universidade deve fazer para enfrentá-la, já?" acontece, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no auditório "Zeferino Vaz" do Instituto de Economia (IE). Trata-se de um encontro on-line e presencial que visa discutir as causas, as consequências e as soluções para a crise climática que ameaça a vida no planeta.

Da mesa de abertura, às 9h30, participam: Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp; Silvia Maria Santiago, Diretora Executiva de Direitos Humanos; Sônia Regina daCal Seixas, Presidenta da Cameja/DeDH/Unicamp, e Néri de Barros Almeida, Presidenta da Comissão Organizadora do evento. O reitor Antonio Meirelles também atuará como conferencista da mesa 1 "O papel das universidades no atual cenário da emergência climática".

O Seminário é gratuito e aberto ao público. Quem se inscrever até o dia 13 de agosto, terá direito a certificado de participação. Após essa data, o evento poderá apenas ser acompanhado online (sem recebimento de certificado).

A programação conta com 12 mesas redondas compostas por  pesquisadores renomados das áreas de energia, transição energética, engenharia, economia, sociologia e emergência climática de algumas das principais universidades do Brasil e do exterior. Os participantes receberão certificado de conclusão.

Essa é a segunda edição do evento, que foi realizado pela primeira vez em 2022, reunindo mais de 1.500 pessoas de todo o Brasil, do restante das Américas e da África. O objetivo é promover um diálogo entre a academia e a sociedade sobre um dos temas mais urgentes e complexos do nosso tempo: a emergência climática.

Segundo o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC), as emissões globais de gases do efeito estufa precisam cair em 43% até 2030 para evitar um aumento da temperatura média global de mais de 1,5 ºC em relação aos níveis pré-industriais. Caso essa meta não seja atingida, os impactos serão devastadores para a biodiversidade, a segurança alimentar, a saúde humana e a paz mundial.

Nesse contexto, a universidade tem um papel fundamental na produção e na disseminação de conhecimento científico sobre as mudanças climáticas, bem como na formação de profissionais capacitados para lidar com os desafios da transição rumo a uma sociedade mais sustentável e justa.

O evento "Emergência Climática: o que a universidade deve fazer para enfrentá-la, já?" é uma iniciativa da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), por meio da sua  Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental.

As docentes Néri Barros de Almeida, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Leila da Costa Ferreira, do IFCH e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam), são as coordenadoras do evento. Para outras informações, escreva para o e-mail climate@unicamp.br

>> Leia matéria publicada no Portal Unicamp
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri