Instituto de Economia prossegue com a 4ª edição da Escola Internacional Unicamp

#

O capitalismo contemporâneo vem passando por mudanças significativas desde a Grande Crise Financeira. Ao mesmo tempo em que mostrou os limites da hiperglobalização, iniciou uma série de mudanças significativas no cenário mundial que ainda estão em pleno curso.

Ao contrário das expectativas otimistas, mesmo após a crise, o capitalismo financeirizado continua a todo vapor, desafiando a construção de uma ordem financeira internacional mais favorável aos países do Sul Global. Por outro lado, as mudanças tecnológicas se aceleraram, em meio a uma disputa mais acirrada entre Estados Unidos, China e outros países avançados. Corrida pela monopolização do conhecimento e por bens intangíveis, domínio das plataformas digitais são aspectos dessa disputa. Do ponto de vista social, também são evidentes o aumento das desigualdades e os impactos sobre o emprego, fomentando o nacionalismo econômico e político. Somado aos efeitos da Covid-19 e da Guerra na Ucrânia, parece esgotado o contexto favorável à organização dos fluxos produtivos e comerciais ao longo das cadeias globais de valor. Por fim, a questão da sustentabilidade ambiental passou a fazer parte da agenda de agentes públicos e privados, devido à ameaça cada vez mais presente à sobrevivência da humanidade, mas também porque abre novos espaços para o acúmulo de poder econômico e político.

Trata-se, portanto, de um cenário extremamente desafiador, principalmente para os países periféricos. Como essas transformações afetam os países do Sul Global? Que espaços existem neste mundo em mudança para adotar políticas que signifiquem maior capacidade de desenvolver estratégias de desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental? Quais são as perspectivas para enfrentar os desafios históricos desses países e, ao mesmo tempo, enfrentar esses novos desafios?

Acadêmicos renomados e estudantes de todo o mundo responderão as questões durante a 4ª edição da Escola Internacional Unicamp. Com o tema “Os Desafios do Desenvolvimento: Mudanças no capitalismo contemporâneo e impactos no Sul Global”, o evento ocorre, de 7 a 11 de agosto, na modalidade presencial, no Instituto de Economia (IE) da Unicamp.

Para outras informações, acesse o site.
(Da Redação com informações do site do IE)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri