Colóquio da Faculdade de Educação aborda a colaboração feminina no jornal ‘O Paiz’

Faculdade de Educação realiza colóquio sobre a colaboração feminina no jornal ‘O Paiz’ (1884-1934)

Organizado pelo Laboratório de Estudos de Cultura, História, Educação, Sociologia e Psicanálise (Lechesp) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, o Colóquio “É preciso falar sobre as ausentes: a colaboração feminina no jornal ‘O Paiz’ (1884-1934)” acontece no dia 11 de agosto, às 9h, no Salão Nobre da FE. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da faculdade no YouTube.

Debater sobre a ausência das mulheres escritoras na história da literatura brasileira e a introdução de uma nova historiografia feminina na cultura literária nacional reunida no jornal ‘O Paiz’ é o objetivo do encontro.

O evento, que está sob a responsabilidade de Alexandro Henrique Paixão, professor da FE e coordenador do Lechesp, conta também com a participação dos seguintes convidados:
- Milena Ribeiro Martins, da Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Ana Cláudia Surian da Silva, da University College London (UCL);
- Alvaro Santos Simões Junior, da Universidade Estadual Paulista (Unesp);
- Tania Regina de Luca, da Unesp.

Confira a programação completa.

Pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação podem se inscrever, gratuitamente, pela plataforma: https://www.sympla.com.br/e-preciso-falar-sobre-as-ausentes-a-colaboracao-feminina-no-jornal-o-paiz-1884-1934__2009062

O Salão Nobre da FE fica na Rua Bertrand Russell, 801, no 1º andar do prédio “Paulo Freire”, no campus da Unicamp em Campinas (SP).

Outras informações podem ser obtidas pelo site ou pelo e-mail eventofe@unicamp.br.
(Lívia Grigolon)
Foto: Augusto Malta