Funcionário do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem lança dois livros no espaço cultural Fêmea Fábrica

Diego Pansani

Diego Pansani, funcionário do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², lança, no dia 22 de julho, a partir das 15h, no espaço cultural Fêmea Fábrica, em Campinas, as obras “Poesia é risco” (edições Jabuticaba) e “No meio da piscina tinha uma ergométrica”, HQ independente elaborada em conjunto com Allyson Campos, Pedro Colombo e Vitor Pansani. Os livros foram contemplados pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

O evento contará com apresentações dos grupos musicais Fuzaka Forró Eletrônico e Marginália.

Pansani nasceu em Campinas, em 1985, e também é autor dos livros “O Amador” (Editora Urutau, 2018) e “Nenhuma Poesia” (7Letras, 2019); Nenhuma Poesia” foi eleito um dos melhores livros do ano pelo Suplemento Pernambuco.

Capa dos livros
Capas das publicações

O escritor participou do Curso Livre de Preparação do Escritor da Casa das Rosas (Clipe) tanto na modalidade Poesia (2018) quanto em Prosa (2021). Textos dele forampublicados em diversas revistas literárias, tais como Revista Escamandro, Quatro Cinco Um, Jornal Rascunho, Mallarmargens, Lavoura, Philos, etc. Pansani integrou a antologia Off-Flip – Paraty em 2020.

Em 2023, foi vencedor do Prêmio Literário do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

Além de fazer poesia, o autor também ministra oficinas de escrita criativa na Unicamp, na Casa das Rosas, em institutos federais, em unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc), e em escolas públicas na região de Campinas. Fora do Brasil, Pansani promoveu uma oficina de poesia conceitual (blackout poetry) na cidade de Reykjavik, Islândia, com patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Pansani foi um dos participantes de uma residência artística realizada em Sÿsma, Finlândia, em 2022, e do festival internacional de poesia de Helsinki.

Atualmente, o autor está trabalhando em seu primeiro livro de contos, "Caixa de Gordura".

O espaço cultural Fêmea Fábrica fica na Rua Barão de Jaguara, 576, em Campinas (SP)

Para outras informações, escreva para o e-mail laura@comtato.co ou ligue para (47) 9.9712-5394 (WhatsApp).

(Da Redação/Hélio Costa Júnior com informações da com.tato - curadoria de comunicação)
Imagens: Divulgação