Espaço Cultural Casa do Lago sedia duas exposições no mês de julho

MostraMostra

O Espaço Cultural Casa do Lago, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), sedia, de 4 a 27 de julho, as exposições 'Crônicas de uma fuga inesperada', do geólogo e docente do Instituto de Geociências (IG), Diego Ducart, e 'Estudos em cor, textura e movimento', de Amanda Franciscon, estudante do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp.

"Na 'Crônicas de uma fuga inesperada' eu apresento algumas pinturas originais autorais com estilo neo-impressionista contemporâneo criadas entre 2021 e os dias de hoje. As obras relatam os sentimentos vividos durante a viagem de fuga da minha mente num tempo de muita incerteza. A viagem é cheia de cores, em constante busca pela liberdade, pela esperança, por paz e por tranquilidade; de lugares geralmente distantes, vazios e misteriosos; de lembranças nostálgicas; de saudades próprias de um imigrante em terras tropicais;de  momentos simples e danças felizes; ou de tristes lembranças de tangos escutados na infância; Além de algumas escadas para sair da escuridão. A pandemia passou, mas a arte, além de salvar nossa mente e alma, ficará para sempre", disse Ducart.

Na 'Estudos em cor, textura e movimento', série de 11 telas produzidas em diferentes suportes e tamanhos — sendo quatro delas pinturas em acrílica sobre papel em tamanho A2, três acrílicas sobre papel em tamanho A4, duas acrílicas sobre tela com dimensões variadas e duas produzidas digitalmente e impressas em tamanho A4 —, Franciscon, que ingressou no curso de artes visuais do IA em 2021, também desenvolveu o seu trabalho durante a pandemia. "A situação na qual nos encontrávamos — trabalhando de casa, sem ateliês apropriados — fez com que, na minha experiência, tivéssemos um desfalque muito grande no estudo de diversas técnicas de produção artística. Ao passo que meus professores sempre fizeram um ótimo trabalho em lapidar a dimensão conceitual dos alunos no EAD, eu sentia que havia chegado ao segundo ano de curso sem explorar propriamente as técnicas de pintura. Dessa necessidade, surgiu a série 'Estudos em cor, textura e movimento', onde exploro esses três aspectos em diversas dimensões. Como venho desenvolvendo, ao longo dos anos, uma poética muito ligada a temas sóbrios, explorar uma abstração colorida se deu como um processo profundo de aprendizagem. A presente série foi produzida ao longo de meses, foi objeto de autoanálise, foi forma de expressão, foi cor, textura e movimento", contou a estudante de artes plásticas.

As mostras, que são abertas ao público, foram selecionadas na última chamada pública para exposições na Casa do Lago.

A vernissage ocorre, às 17h, na Avenida Érico Veríssimo, 1011, no campus da Unicamp, em Campinas (SP).

Visitas podem ser feitas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h.

Nos links a seguir, saiba mais detalhes sobre a exposição de Diego Ducart e de Amanda Franciscon

Para outras informações, escreva para o e-mail silvana2@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)