Instituto de Geociências exibe curta-metragem ‘Um Lugar’

#
Melina Cardoso: "O período de suspensão das aulas presenciais na Unicamp, devido a pandemia de covid-19, evidenciou o quão essencial é o espaço físico"

O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp exibe, no dia 29 de junho, às 18h30 e às 19h30, em seu saguão, o curta-metragem Um Lugar, produzido pela aluna de graduação em Geografia Melina Cardoso.

O trabalho integra a pesquisa de iniciação científica “O lugar Unicamp e a retomada das atividades presenciais: uma pesquisa intervenção com fotografias”, desenvolvida em parceria com o Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (Apegeo) e que faz parte do trabalho de conclusão de curso de Cardoso, orientanda da docente Tânia Seneme.

O objetivo do curta-metragem é investigar os olhares e concepções sobre o lugar na Unicamp a partir de uma produção artística realizada com fotografias captadas por participantes voluntários da pesquisa. O curta também conta com percepções de pessoas convidadas a responderem ao questionamento: “O que representou para você o afastamento do espaço físico da Unicamp durante o período de suspensão das atividades presenciais não essenciais?”.

“O período de suspensão das aulas presenciais na Unicamp, devido a pandemia de covid-19, evidenciou o quão essencial é o espaço físico para o encontro das múltiplas trajetórias das pessoas que vivem cotidianamente neste espaço. Consideramos nosso estudo inédito, visto que seu intuito é pensar o espaço do campus para além de suas funções acadêmicas, abrangendo também as diversas relações com o espaço, as vivências e as significações, abordando a representação do ‘outro’ sobre o espaço universitário em decorrência do afastamento nos anos de 2020-2021”, destaca a estudante.

O IG está localizado na Rua Carlos Gomes, 250, no campus da Unicamp em Campinas (SP).

Outras detalhes podem ser obtidos pelo site ou pelo e-mail: m222473@dac.unicamp.com.
(Lívia Grigolon)
Edição de imagem: Paulo Cavalheri

Instituto de Geociências exibe curta-metragem “Um Lugar”