Instituto de Artes e Museu da Cidade lançam game educativo

Tela principal do game educativo

O Instituto de Artes (IA) da Unicamp, em parceria com o Museu da Cidade de Campinas, lança a plataforma Gamificação da Arte e da História em Museus: Acessibilidade e Interatividade, no dia 29 de junho, às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Raul Pila.

Estarão presentes ao lançamento, marcando a parceria, além da professora Selma Simão, coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unicamp,  Alexandra Caprioli, secretária de Cultura; José Tadeu Jorge, secretário da Educação;  Adriana Barão, diretora do Educativo do Museu da Cidade de Campinas, e toda a equipe do projeto, da qual participam sete alunos do IA-Unicamp.

Jurema Sampaio
Jurema Sampaio: "O lançamento do game marca a consolidação de uma parceria entre o IA e as secretarias de Cultura e Educação do município de Campinas, com a intenção de desenvolver recursos pedagógicos de arte e cultura"

"O lançamento do game marca a consolidação de uma parceria entre o IA e as secretarias de Cultura e Educação do município de Campinas, com a intenção de desenvolver recursos pedagógicos de arte e cultura. O desenvolvimento do projeto do game foi coordenado por mim, por ter surgido como atividade desenvolvida na disciplina que ministro no IA, e é parte de uma proposta que conta ainda com a construção de uma galeria virtual, com o acervo do museu (em andamento) e se concretiza como campo de atuação para os estagiários do Instituto de Artes nas práticas de extensão. O game é de uso gratuito e livre, e será incorporado ao repertório de recursos dos professores da rede municipal de ensino, para uso livre em suas aulas", explicou a professora Jurema Sampaio, que juntamente com Selma Simão, também do IA, respondem pela criação do projeto .

A criação e o desenvolvimento do game foi possível devido ao primeiro edital do projeto Apoio à Curricularização da Extensão – 2021/2022, do Programa de Extensão Universitária da Unicamp. Os conteúdos educativos foram desenvolvidos em conjunto com a equipe do Museu da Cidade.

No jogo, baseado em obras mantidas pelo Museu da Cidade, objetos como o brasão da cidade, uma imagem de Carlos Gomes, instrumentos musicais populares, artefatos de arte indígena e artefatos arqueológicos dialogam com desafios apresentados aos jogadores, trabalhando conceitos relativos à curadoria e ao patrimônio histórico cultural. Antes de uma visita com alunos ao museu, os educadores terão acesso ao guia educativo com sugestões de atividades a serem realizadas e de enfoque a ser adotado na atividade e dicas sobre como aproveitar da melhor forma possível essa oportunidade.

O objetivo da proposta é ser uma ferramenta disponível para a rede municipal de educação de Campinas e demais unidades escolares, tendo como público-alvo prioritariamente, os alunos do ensino fundamental 1 e 2 com vistas a proporcionar um aprendizado mais significativo e afetivo nas visitas desses alunos ao Museu da Cidade.

O jogo é gratuito e pode ser acessado por diversos tipos de equipamentos eletrônicos, como tablets, computadores e celulares.

A Emef Raul Pila fica na Rua Promissão, 230, no bairro Jardim Flamboyant, em Campinas (SP).

Outros detalhes podem ser obtidos pelo e-mail: jsampaio@unicamp.br
(Lívia Grigolon /Hélio Costa Júnior)