Semana da Escola Livre de Música ocorre entre 26 e 29 de junho

Logotipo da Semana da ELM

A Semana da Escola Livre de Música (ELM) acontece, entre os dias 26 e 29 de junho, no Teatro de Arena da Unicamp, sempre às 19 horas. No evento, os grupos musicais da ELM farão concertos especiais para o público em geral, apresentando todas as práticas pedagógicas de ensino coletivo trabalhadas com os quase 150 alunos que atualmente estão matriculados na ELM.

A programação da Semana da ELM será iniciada com um concerto da recém-formada Banda Sinfônica da Unicamp. Sob a coordenação de Fernando Hehl, o grupo é composto por 60 músicos, entre amadores de todas as idades, de 12 a 70 anos, que fazem parte de diferentes núcleos culturais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), também alunos de graduação em música do Instituto de Artes da Unicamp e músicos que já atuam profissionalmente. O repertório é variado, permeando desde peças sinfônicas originais para bandas, temas de filmes e música brasileira.

Na terça-feira, o Grupo de Trompetes, com seus 15 alunos e também bolsistas do Departamento de Música da Unicamp, mostra toda a versatilidade e poder sonoro deste instrumento tão comum nas mais diversas formações musicais, do erudito ao popular.

Na quarta-feira, a Big Band ELM abre a programação cultural do VI Congresso de Extensão da AUGM: "Democratização e Extensão universitária", um congresso internacional de grande importância para a Extensão Universitária na América do Sul. Sob a regência e coordenação do prof. Israel Calixto, o grupo de formação com variados instrumentos como clarinete, saxofones, trombones, trompetes, guitarra, baixo, piano, bateria, percussão, etc, traz um repertório popular viajando pelo jazz norte-americano, a salsa latina e a música brasileira.

E na quinta-feira, fechando a programação da Semana da ELM, a Orquestra de Saxofones da ELM, sob a coordenação de Miguel Clemente Rubio, sobe ao palco para mostrar o resultado de anos de pesquisa científica de seu doutorado, que utiliza o grupo de saxofones para desenvolvê-la através de arranjos próprios e específicos para esta formação. No repertório, música clássica, brasileira e popular.

SEMANA DA ELM EM CONGRESSOS - A Semana da ELM, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), também fará parte da programação cultural de dois importantes congressos que ocorrerão neste período, na Unicamp: o Congresso de Extensão e Cultura das Universidades Estaduais Paulistas: "Juntas Pensando o Futuro"  - 26 e 27 de junho; e o VI Congresso de Extensão da AUGM: "Democratização e Extensão universitária" - 27 a 30 de junho.

Banda Sinfônica da Unicamp
A Banda Sinfônica da Unicamp abre o evento com um concerto no dia 26 de junho

Para outras informações, acesse o site ou escreva para o e-mail hehl@unicamp.br
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)