Unicamp sedia Workshop internacional “Impact Processes as a Path to Habitability of Planetary Bodies”

Entre os dias 26 e 28 de junho a Unicamp vai receber pesquisadores internacionais da área de Ciências Planetárias que irão debater sobre processos de impactos cósmicos e seu papel na geração da vida. Tais impactos estão entre os principais processos geológicos que podem levar ao estabelecimento de condições habitáveis ​​em corpos planetários.

O workshop destina-se a discutir avanços recentes na compreensão do papel desses processos para a criação de ambientes potenciais para o desenvolvimento da vida em corpos planetários gelados e rochosos, com foco especial em luas geladas como Titã (em Saturno) e Europa (em Júpiter).

O evento ocorrerá no Instituto de Geociências e a participação é apenas por convite, com número limitado de participantes.

Interessados em receber um convite devem entrar em contato por e-mail com um dos organizadores:
 Alvaro P. Crósta (Unicamp): crosta@unicamp.br
 Rosaly M. C. Lopes (Jet Propulsion Laboratory, NASA/Caltech, EUA):
rosaly.m.lopes@jpl.nasa.gov
 Catherine Neish (University of Western Ontario, Canadá): cneish@uwo.ca

Após o workshop, parte do grupo irá visitar as crateras de impacto meteorítico de Vargeão e Vista Alegre na região sul do Brasil. Trata-se de estruturas geológicas raras formadas por rochas vulcânicas de composição basálticas que, por analogia, são importantes para a compreensão dos processos de impacto em corpos rochosos como Marte, Vênus e a Lua, onde ocorrem rochas similares.

O evento tem o apoio da Unicamp e da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).
Para mais informações, acesse o site  ou escreva para o e-mail crosta@unicamp.br

>> Leia matéria publicada no Portal Unicamp
(Da Redação)