Primeira Maratona Feminina de Programação da Unicamp acontece neste sábado

jarmine Battestin Nunes (Foto: Divulgação)
Jasmine Nunes: “A maratona é uma ótima forma de descobrir jovens talentos femininos, incentivando também a diversidade na área"

A primeira Maratona Feminina de Programação (MFP) da Unicamp acontece, no dia 24 de junho (sábado), das 9h às 20h, no Instituto de Computação (IC) da Unicamp.

A MFP é organizada por alunas de graduação da Unicamp com a colaboração do Instituto de Computação (IC).

A competição, que é direcionada para mulheres e pessoas não-binárias com alinhamento feminino ou neutro devidamente matriculadas na graduação de uma instituição brasileira de ensino superior, envolve a resolução de questões de programação competitiva por parte das participantes em um intervalo de quatro horas.

Tanto antes quanto depois da prova, a MFP contará com atividades de integração e oferecerá todo o suporte e orientações necessárias às participantes.

O objetivo da Maratona é aumentar a participação de mulheres nas competições de programação e na área de exatas como um todo, com ênfase na computação.

De acordo com Jasmine Battestin Nunes, uma das organizadoras da Maratona, ”A MFP Unicamp é uma ótima oportunidade para estimular o raciocínio lógico, estabelecer contatos com maratonistas de todo o país e se divertir! Além disso, é uma ótima forma de descobrir jovens talentos femininos, incentivando também a diversidade na área".

Em outubro de 2022, a Unicamp participou da Maratona de Programação organizada pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e contou com dez equipes, das quais apenas duas eram exclusivamente femininas.

Foto da equipe que participou da Maratona da SBC
Foto da equipe feminina que participou da Maratona da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em 2022

O Instituto de Computação fica na Rua Saturnino de Brito, 573, no Campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas-SP.

>> Ouça áudio produzido pelo programa Repórter Unicamp

CONHEÇA:

O regulamento da Maratona Feminina de Programação (MFP)
A página da MFP no Instagram

Para outras informações, escreva para o e-mail mfp.unicamp@gmail.com
Texto e edição de imagens: Hélio Costa Júnior