IdEA da Unicamp e PSR vão premiar soluções em hidrogênio verde

Logo

O Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp e a consultoria e provedora de soluções de energia PSR, com o apoio da CPFL Energia, vão premiar propostas voltadas à produção de hidrogênio verde em uma iniciativa conjunta destinada a alunos de graduação, pós-graduação e profissionais sem vínculos com instituições de ensino superior. O Prêmio H2Ótimo foi lançado nesta sexta-feira, 16 de junho. As inscrições encontram-se abertas no endereço www.idea.unicamp.br/h2otimo.

Os participantes deverão apresentar soluções para obter a maior renda possível em um projeto de produção de hidrogênio verde, gerado a partir da eletrólise da água com energia produzida por fontes renováveis. Serão consideradas as tecnologias de energia solar fotovoltaica, energia eólica e sistema de armazenamento de energia.

Serão contempladas as melhores propostas em quatro categorias: estudantes de graduação, estudantes de mestrado, estudantes de doutorado e profissionais, sem limite quanto ao número de integrantes por grupo. Por categoria, a H2Ótimo Premiação Científica oferecerá aos vencedores uma estadia técnica na PSR, passagem aérea e despesas com estadia para apresentação da solução, um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.500,00 e um certificado de solução vencedora.

A proposta para a premiação nasceu no segundo semestre de 2022, durante a residência científica no Programa “Cesar Lattes”, do IdEA, do engenheiro eletricista Mario Veiga, diretor-fundador e chief innovation officer da PSR e nome de referência do setor elétrico no Brasil e no exterior.

Os interessados devem se cadastrar individualmente ou em grupo até o dia 13 de agosto, sendo que no dia seguinte os participantes receberão os dados detalhados do problema proposto para a produção de hidrogênio verde. As soluções poderão ser enviadas entre 14 de agosto e 31 de outubro, o anúncio dos vencedores será feito no dia 17 de novembro e a cerimônia de premiação ocorrerá em 12 de dezembro de 2023 na Unicamp.

O projeto a ser proposto terá como renda a venda do hidrogênio e dos excedentes de eletricidade à rede elétrica nacional, incluindo custos que envolvem o investimento e a operação da planta de eletrólise, as plantas de geração de energia renovável, o sistema de armazenamento e o custo da água.

Respondendo por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% da pós-graduação nacional, a Unicamp mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas. Fundada em 1966, a Universidade conta com 34 mil alunos matriculados em 66 cursos de graduação e 153 programas de pós-graduação em 24 unidades de ensino e pesquisa.

A PSR é uma provedora global de metodologias inovadoras e ferramentas analíticas para otimização do planejamento, operação e gestão de riscos em sistemas energéticos, de estudos de consultoria econômicos, financeiros e regulatórios e contribui ativamente em pesquisas e desenvolvimento de soluções de otimização e data analytics, atuando em mais de setenta países das Américas, Europa, Ásia-Pacífico e África.
(Da Redação com Guilherme Gorgulho)

>> Leia matéria publicada no Portal Unicamp