Docente da FEQ lança o livro "Mecânica dos fluidos: uma abordagem fluida e dinâmica"

Imagem de divulgação do evento

O lançamento do livro "Mecânica dos fluidos: uma abordagem fluida e dinâmica" (Editora E-papers), de autoria do professor Sávio Souza Venâncio Vianna, do Departamento de Sistemas Químicos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, acontece no dia 16 de junho, na modalidade presencial, às 14h, no Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O evento é aberto à participação de docentes, pesquisadores, estudantes de engenharia química e servidores da carreira Paepe.

O conteúdo da publicação é fruto dos últimos 12 anos em que o módulo de mecânica dos fluidos foi lecionado no Brasil, na Colômbia, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Ao longo dessa jornada cada vez mais observou-se que a literatura disponível era extremamente longa e que ora focava em conceitos puramente matemáticos e em outras oportunidades era superficial e, até certo ponto, demasiadamente pragmática. Restava então ao leitor dispor de longas horas de estudo para cumprir cada módulo normalmente apresentado nos cursos de mecânica dos fluidos. No entanto, nos diversos cursos de graduação e pós-graduação, o aluno raramente cursa apenas o módulo de mecânica dos fluidos, e dessa maneira observou-se a dificuldade do discente em complementar o assunto abordado em sala de aula. A obra pretende preencher essa lacuna, trazendo ao leitor todo o rigor matemático com interpretações físicas das situações analisadas.

Sobre o autor

Sávio Souza Venâncio Vianna é livre-docente em Fenômenos de Quantidade de Movimento e professor associado da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, onde trabalha na área de Modelagem Computacional de Fenômenos de Transporte. Graduado em Engenharia Química pela Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2000, fez mestrado em Engenharia de Produção na área de Otimização acoplada à Fluidodinâmica Computacional no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ, 2004). PhD em Engenharia Mecânica pela Universidade de Cambridge (Reino Unido, 2010). Durante o período de pós-doutoramento, na Universidade de Cambridge (Reino Unido, 2012), trabalhou com modelagem computacional de explosões nos instantes iniciais em regime quasi-laminar. Vencedor do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2021 e do Prêmio Inventores Inova 2022. É editor associado do Journal of Loss Prevention in the Process Industries (Elsevier) e também editor associado do Brazilian Journal of Chemical Engineering (Springer Nature).

O livro está disponível nas versões impressa e eletrônica no site da editora www.e-papers.com.br

O Centro Cultural do IEL fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).
Para outras informações, escreva para o e-mail luluba@unicamp.br
(Da Redação/Hélio Costa Júnior)
Imagem: Divulgação FEQ