‘Por uma justiça epistêmica: Encontro de saberes e outras propostas para descolonização dos currículos’ é tema de fórum

Cartaz de divulgação do fórum 'Por uma justiça epistêmica'

O Fórum Permanente ‘Por uma justiça epistêmica: Encontro de saberes e outras propostas para descolonização dos currículos’ acontece, no dia 15 de junho, na modalidade presencial, a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp.

Proposto por representantes de institutos e faculdades da Unicamp (IFCH, FCM, FE, IA) e de diferentes áreas do conhecimento (Humanas, Artes e Saúde), o objetivo do encontro é  discutir a configuração do mundo acadêmico, centrado exclusivamente nos saberes ocidentais modernos (eurocêntricos), e estratégias para sua reconfiguração, no sentido de um rearranjo que inclua outras matrizes de conhecimento, com suas mestras e mestres, e produza oportunidades para um diálogo ou ecologia entre diferentes saberes.

Verônica (Foto: Antônio Scarpinetti
Fabrini: "O fórum é um convite  para explorar possibilidades de atuação horizontal em projetos de curricularização da extensão, estabelecendo um fluxo orgânico e colaborativo entre a universidade e a sociedade"

De acordo com o professora Verônica Fabrini Machado de Almeida, docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes (IA) e uma das organizadoras do evento, "a conquista das cotas étnico raciais vem transformando e exigindo transformações radicais naquilo que foi estabelecido como conhecimento válido, majoritariamente branco e eurocêntrico, como se o mundo se reduzisse histórica e geograficamente a esse domínio epistêmico. A colonização do saber pretende estender o domínio sobre a realidade, como se essa pudesse ser, inclusive, um dado singular, separado daquele que a experimenta. Nas Artes da Cena aprendemos que tudo passa pelo corpo. É intenção deste fórum debater outras formas de conhecer e de que maneira elas implicam outras formas de viver e vice-versa.  Aprendemos isso com o teatro. Além de nos convidar a repensar a relação entre a universidade e a pluralidade de mundos, ampliando nossas perspectivas, duvidando do já sabido (aprendemos isso com as ciências) , o fórum também é um convite  para explorar possibilidades de atuação horizontal em projetos de curricularização da extensão, estabelecendo um fluxo orgânico e colaborativo entre a universidade e a sociedade. Nesse sentido, é também um chamado para a situação crítica que vive o planeta e a responsabilidade da universidade, afinal epistemicídios são  prelúdios de ecocídios".

O público-alvo do Fórum são discentes, docentes e funcionários da Unicamp. O evento pode ser acompanhado remotamente no link https://www.foruns.unicamp.br/. Inscrições para participação podem ser feitas no site https://sistemas.proec.unicamp.br/admin/inscritos/novo/1104

Para outras informações, acesse o endereço eletrônico https://www.foruns.unicamp.br/eventos/forum-permanente-por-uma-justica-epistemica ou escreva para o e-mail foruns@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)
Foto: Antonio Scarpinetti