Seminário da FCM aborda “O ano da Ciência Aberta e o Repositório de Dados da Unicamp”

A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) organiza, no dia 30 de março, na modalidade presencial, às 14h, no Salão Nobre da própria FCM, o seminário “O ano da Ciência Aberta e o Repositório de Dados da Unicamp”.

No evento, os professores Erich Vinicius de Paula (FCM) e Claudia Bauzer Medeiros, do Instituto de Computação (IC), abordam esse tema.

O seminário, que é aberto à participação de alunos e professores de graduação, está dividido em duas partes. A primeira, teórica, discutirá alguns dos conceitos necessários para praticar Ciência Aberta e, principalmente, a divulgação de dados. A segunda vai mostrar como usar o Redu (Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp) a partir de exemplos práticos da própria FCM.

Ciência Aberta - É um movimento mundial cujo principal objetivo é permitir que pesquisadores de qualquer lugar do mundo possam colaborar por meio do compartilhamento dos resultados de suas pesquisas - como, por exemplo, dados, software ou publicações.

O ano de 2023 foi declarado “O ano da Ciência Aberta” pelo governo norte-americano. Práticas de Ciência Aberta já fazem parte dos critérios para a avaliação de pesquisadores em toda a Europa.

Para outros detalhes, acesse o site ou escreva para o e-mail cpgfcm@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)