Iniciação à Caixa do Divino: CIS-Guanabara sedia aula aberta e gratuita neste domingo

Imagem: Divulgação CIS-Guanabara

O Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara), órgão da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), sedia, neste domingo, 5 de março, a partir das 15h, a aula aberta e gratuita “Iniciação à Caixa do Divino”. Ela será ministrada pela mestra Cristina Bueno. 

A aula tem como objetivo possibilitar o contato com a cultura brasileira por meio das práticas de toque e canto da Caixa do Divino, tambor pequeno originário da Festa do Divino do Maranhão, também utilizado nas Congadas, Moçambiques, Afoxés, Coco, Caroço, Cacuriá, entre outras manifestações. 

Os instrumentos serão disponibilizados pela ministrante. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no formulário.

Cristina Bueno - É mestra das Caixeiras das Nascentes, artesã de Caixa do Divino, formada em Artes Cênicas pela Unicamp e pós-graduada em Capacitação Docente de Música Popular Brasileira pela Anhembi Morumbi. Ela é reconhecida como “Caixeira Régia” pela Caixeira Régia da Casa das Minas (São Luiz, MA), Mestra Dona Celeste (in memorian) e pela Caixeira Mor Dona Marlene,  de Alcântara (MA). Também é fundadora e coordenadora do  Bloco das Caixeirosas, que alega os carnavais de Barão Geraldo desde 2006.
(Hélio Costa Júnior)

Foto: divulgação Caixeiras das Nascentes

twitter_icofacebook_ico