Instituto de Geociências recebe docente da Universidade de Coimbra para palestras

O Instituto de Geociências (IG) recebe, para palestras presenciais, em seu auditório, o geólogo e geofísico Eric Font, docente que atualmente exerce a função de professor auxiliar no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Portugal).

Na primeira palestra, dia 6 de dezembro, às 14h, Font falará sobre ‘Deccan volcanism and the Cretaceous-Paleogene mass extinction’ (em português:Vulcanismo do Deccan e a extinção em massa do Cretáceo-Paleogeno’).

A segunda palestra será realizada no dia 7 de dezembro, às 9h, ocasião em que o geólogo abordará o tema ‘The magnetic and climate signature of speleothems’ (em português:A assinatura magnética e climática dos espeleotemas’).

A pesquisa de Font se concentra nos principais desafios das Ciências da Terra, como os efeitos ambientais de grandes províncias ígneas (Deccan, CAMP) e seu impacto na biosfera (por exemplo, acidificação ambiental); o magnetismo dos espeleotemas; Glaciações Neoproterozóicas (a chamada Hipótese da Terra Bola de Neve); e eventos generalizados de remagnetização ligados à tectônica, paleogeografia e placas tectônicas.

O auditório do IG fica na rua  Carlos Gomes, 250 , no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Para outros detalhes, acesse o site https://ige.unicamp.br/news/2022-12/eric-font-da-universidade-de-coimbra-ministrara-palestras-no-ig ou escreva para o e-mail gelvam@ige.unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)