Inscrições para as modalidades “Vestibular Indígena" e "ENEM-Unicamp” serão aceitas até o dia 30 de novembro

Vestibular IndígenaCartaz Vestibular ENEN

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu no dia 1º de novembro, as inscrições para dois processos seletivos com ingresso em 2023.

A modalidade Enem-Unicamp 2023 oferece 639 vagas, destinadas a dois perfis de estudantes: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Já o Vestibular Indígena oferece 130 vagas na Unicamp e outras 130 vagas na UFSCar e está destinado a estudantes indígenas brasileiros que cursaram escolas públicas. Os candidatos ao Vestibular Indígena 2023 deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova.

As inscrições dos dois processos deverão ser feitas exclusivamente pela página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br), até as 17 horas do dia 30 de novembro. As inscrições para o Vestibular Indígena são gratuitas e para o processo Enem-Unicamp custam 30 reais. O pagamento da taxa poderá ser realizado até o dia 5 de dezembro.

Candidatos que receberam a isenção, em maio, estão isentos de pagar a taxa, mas precisam fazer a inscrição. Os editais com as regras de ambos os processos estão disponíveis nas respectivas páginas, no site da Comvest.

A lista de cursos e vagas também está disponível na página das modalidades e, em ambas, é possível fazer até duas opções de curso, sendo que no Vestibular Indígena as opções não podem ser na mesma universidade, ou seja, é necessário escolher uma opção de curso na Unicamp e outra na UFSCar.

Provas
A prova do Vestibular Indígena Unificado 2023 será aplicada nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 22 de janeiro de 2023 (seguindo o horário local). prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação. O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos ao curso de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar, além das provas acima, deverão realizar a Prova de Habilidades Específicas em Música, com o envio eletrônico de vídeos, pela internet.

Na modalidade Enem-Unicamp, as provas são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação. Os candidatos poderão utilizar somente as notas do Enem 2022. Os pesos e notas mínimas exigidas em cada prova estão descritos no Edital e na página da Comvest na internet.

Convocação
Nas duas modalidades haverá até cinco chamadas para matrícula online e as datas estão nos calendários na página eletrônica da Comvest.

(Da Redação/Comvest)