Orquestra Sinfônica homenageia Denise Garcia e Fernando Hashimoto em concerto na Faculdade de Ciências Médicas

No dia 10 de novembro, a partir das 19h30, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o "Encontro de Música Contemporânea 2022", concerto especial que traz homenagem à professora Denise Garcia e ao professor Fernando Hashimoto. O evento é gratuito.

Denise Garcia é compositora paulista, professora de composição do Departamento de Música da Unicamp. Suas obras sinfônicas têm sido apresentadas pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra de Sopros de Tatuí, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica de Santo André.

Fernando Hashimoto, também é professor da Unicamp (percussão). É reconhecido internacionalmente como um especialista do repertório brasileiro de percussão, com estreias e primeiras gravações de dezenas de obras de compositores do país, muitas dessas comissionadas ou dedicadas a ele. Entre elas, destacam-se 18 concertos para percussão e orquestra.

Na apresentação, destaque para a estreia da obra "Outros quadros", do compositor brasileiro Paulo Chagas. A obra inédita foi especialmente elaborada para o encontro. A composição, segundo Chagas, "inspira-se em elementos pictóricos e procedimentos estilísticos dos quadros de Paul Klee (1879-1940), como as qualidades expressivas, sequências e transparências das cores, o entrelaçamento de estruturas lineares horizontais e verticais, o espelhamento de imagens e motivos que formam grandes complexos, o papel estrutural do ritmo e das progressões rítmicas, e o entrelaçamento de simetrias e camadas múltiplas", destaca.

O concerto conta, ainda, com a participação solo de Leandro Cavini (barítono) e Bruno Demarque (trompa). A apresentação integra o rol de atividades especiais em alusão aos 40 anos de atividades da Sinfônica.

Serviço
Encontro de Música Contemporânea 2022
10 de novembro, às 19h30
Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)
R. Albert Sabin - Cidade Universitária, Campinas - SP
Entrada franca. 
(Da Redação)

twitter_icofacebook_ico