Museu de Artes Visuais da Unicamp sedia duas exposições

O Museu de Artes Visuais (MAV) da Unicamp realiza a abertura das exposições: "Metáforas do Vazio: O Paraíso Tropical, de Rosana Paulino, e "Passado e Presente, a África e o Ocidente na coleção de Rogério Cerqueira Leite", sob curadoria da professora Juliana Bevilacqua. A abertura acontece na Galeria do Instituto de Artes da Unicamp (térreo da Biblioteca Central), no dia 22 de março, a partir das 12h30. As exposições integram a Calourada 2018, buscando evidenciar aos calouros que a frequência ao museu é uma importante atividade de formação acadêmica. Estas exposições participam do projeto de museu-laboratório do MAV em seu processo de consolidação institucional e podem ser visitadas até o dia 9 de abril, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

De acordo com a curadora da exposição, Juliana Bevilacqua, Rosana Paulino é uma das artistas mais importantes e atuantes do Brasil e, além disso, toca em temas ainda não resolvidos. Para a artista e atribuidora, as exposições se complementam, pois enquanto Cerqueira Leite expõe sua coleção de objetos africanos, trazidos de Nigéria, República do Congo, Costa do Marfim, entre outros, Rosana enfatiza a cultura afro-brasileira.

A diretora associada do MAV, professora Iara Lis, tanto para os calouros quanto para a população que visita a Universidade em geral, a programação do museu-laboratório promove o contato com a própria cultura. Iara também destaca a importância de as exposições estarem sob curadoria de uma artista atribuidora como Juliana, capaz de identificar a origem de cada obra. "É muito importante ter o espaço da Gaia para a realização destas duas exposições e para outras atividades", declara.

Confira um teaser sobre as exposições:

Serviço
Exposições Metáforas do Vazio: O Paraíso Tropical de Rosana Paulino e Passado e Presente, a África e o Ocidente na coleção de Rogério Cerqueira Leite
Curadoria: Profa. Dra. Juliana Bevilacqua
Abertura: 22 de março de 2018 às 12h30
Local: Galeria do instituto de Artes da Unicamp - GAIA - Rua Sérgio Buarque de Holanda, s/n, Térreo da Biblioteca Central da Unicamp.
Mais informações: Fabio Cerqueira / Ana Paula Andrade - (19) 3521-1472

Museu de Artes Visuais (MAV)