História e memória são tema de vivência no CIS-Guanabara

Estação Guanabara: passado e presente se cruzam por meio da lembrança de antigos campineiros

Nos dias 6 e 13 de abril, das 9h30 às 11h00, o CIS-Guanabara será palco de uma atividade em que presente e passado se cruzam. Vinte e cinco alunos do Programa UniversIDADE participarão da vivência “Re-tratos, a Cidade que Mora em Mim – Memória, História e Significados”. Para alguns, o lugar é novo, uma descoberta. Para outros, é a oportunidade de rebobinar o fio do tempo e relembrar momentos vividos num espaço único da cidade que outrora recebia trens que transportavam pessoas e mercadorias e que, também, deixaram muitas recordações. O trabalho será coordenado pela psicóloga e produtora cultural do CIS-Guanabara, Flávia Moraes Salles e contará com a participação do engenheiro civil aposentado e estudioso da história de Campinas, Wagner Paulo dos Santos.

Segundo Flávia, a proposta é identificar, junto aos participantes, fragmentos da cidade que representam esses alunos. “Qual é o canto de Campinas em que eu mais me identifico? Qual é o trecho, a rua, a praça que mais me representa?”. Pautada em questões dessa natureza, a psicóloga quer identificar o significado da cidade para essas pessoas. A partir do uso de fotografias antigas, seja do álbum de família de cada um, seja do acervo escolhido pela coordenação do trabalho, o que se pretende é passear pela imagem, relembrar histórias e, até, ressignificá-las com os olhos no passado e a cabeça no presente. “Enfim, o que queremos é trabalhar as histórias e recordações de pontos históricos da Cidade de Campinas em paralelo com as histórias pessoais dos participantes”, esclarece a psicóloga. Flávia é formada pela PUC-Campinas, com especialização em Psicodrama pelo IPPGC e mediação familiar pelo Instituto Familiae (SP). Durante 14 anos trabalhou, pela Unicamp, na ONG SOS Ação Mulher.

O Programa UniversIDADE, da Unicamp, visa proporcionar às pessoas das comunidades interna e externa, acima de 50 anos, condições de mantê-las ativa tanto física quanto mentalmente, além de estimular e capacitar seus integrantes por meio de atividades interdisciplinares que buscam fomentar os diálogos relacionados à longevidade e qualidade de vida.

Serviço
Evento: “Re-tratos, a Cidade que Mora em Mim – Memória, História e Significados”.
Data: 06 e 13 de abril
Horário: 09h30 às 11h00
Local: CIS-Guanabara
Endereço: R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).