Seminário discute autonomia financeira das universidades públicas paulistas

“O IE/Unicamp e o Brasil”

Como parte das comemorações dos 50 anos de criação do Departamento de Economia e Planejamento Econômico (DEPE), que daria origem ao Instituto de Economia da Unicamp, inicia-se a série de seminários “O IE/Unicamp e o Brasil” no dia 11 de abril, às 14 horas, no auditório Zeferino Vaz, do Instituto de Economia (IE). O objetivo é resgatar a importância do instituto e de seus professores na definição de políticas públicas e outras definições institucionais do país nas últimas décadas. E refletir sobre as mudanças e desafios atuais em cada um dos temas.

Estão programadas, para o mês de maio, uma sessão sobre o capítulo social da Constituição de 1988 e outras iniciativas de política social. E, para o segundo semestre, serão organizadas pelo menos mais dois encontros: um sobre políticas científicas, tecnológicas e industriais, e outro sobre políticas macroeconômicas em diferentes momentos da história do Brasil.

No primeiro seminário se discutirá “A autonomia financeira das universidades públicas paulistas”. Em 02/02/1989, o Decreto n. 29.598 do Governo do Estado de São Paulo definia os parâmetros para o financiamento de USP, Unicamp e Unesp, com percentuais fixos da arrecadação do ICMS e autonomia sobre sua gestão. Este modelo, que sofreu mudanças marginais ao longo das últimas três décadas, foi fundamental para o avanço das três instituições e a posição de destaque que ocupam hoje no cenário brasileiro e internacional. Mas é objeto atualmente de questionamentos e ameaças diante das graves dificuldades financeiras.

Os convidados

Os professores aposentados do IE/Unicamp Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo e Frederico Mathias Mazzucchelli eram, naquele momento, Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Secretário de Economia e Planejamento, respectivamente. Tiveram papel fundamental  na conquista da autonomia e estão em posição privilegiada não apenas para resgatar aquele processo como para refletir sobre os dilemas atuais. Também docente aposentado do IE (e seu diretor entre 1997 e 2000), Geraldo di Giovanni ocupou vários postos na administração da universidade ao longo de sua institucionalização e pode oferecer uma perspectiva interna da autonomia e de sua evolução. O atual reitor da Unicamp, prof. Marcelo Knobel, também comporá a mesa, que terá a coordenação do prof. Fernando Sarti, diretor do IE entre 2011 e 2015.

Ciclo de seminários “O IE e o Brasil

Seminário 1: “A autonomia financeira das universidades públicas paulistas”
Convidados: Luiz Gonzaga Belluzzo; Frederico Mazzuchelli; Geraldo di Giovanni; Marcelo Knobel. Coordenação de Fernando Sarti
Quando: quarta-feira, 11 de abril de 2018, às 14 horas