Programa Ciência sem Fronteiras é tema do Seminário LEES

O seminário do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES) será sobre “Internacionalização e mobilidade estudantil: o Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade Estadual de Campinas”, no dia 5 de abril, a partir das 9h30, no auditório do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), na avenida Albert Einstein 1300 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’, Campinas.

O evento terá como objeto de estudo uma dissertação de mestrado em Política Científica e Tecnológica, da pesquisadora Cintia Denise Granja, que avaliou os efeitos do Ciências sem Fronteiras na Unicamp, no período de 2011 a 2016, do ponto de vista institucional. Na dissertação, foi analisada a forma como a Unicamp inseriu o programa em sua estratégia de internacionalização e quais foram os efeitos para o ensino de graduação e pesquisa.

O Ciência sem Fronteiras foi criado em 2011 pelo governo federal e se constituiu na maior política pública brasileira de mobilidade estudantil e acadêmica executada em um período curto de tempo. Entre 2011 e 2016, o programa forneceu bolsas de estudo e pesquisa no Brasil e no exterior, em sete diferentes modalidades.

Estudantes, professores e pesquisadores sobre os temas de educação superior formam o público-alvo do evento. Mais informações na página do LEES no Facebook.