Instituto de Artes recebe lançamento do livro "Elementos do estilo tipográfico"

Elementos do estilo tipográfico

No dia 2 de abril, a partir das 19h30, a Editora Ubu lançará o livro "Elementos do estilo tipográfico", seguido de uma conversa aberta com os designers Diego Maldonado, Filipe Negrão, Julio Giacomelli e Elaine Ramos. O evento, promovido pelo curso de Especialização em Design Gráfico, começa às 19h30, no Auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, localizado na rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária 'Zeferino Vaz', Campinas. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Para participar, basta inscrever-se no site.

"Elementos do estilo tipográfico" foi escrito e projetado pelo tipógrafo, ensaísta e poeta Robert Bringhurst. O livro reúne e discute em profundidade a história da tipografia ocidental em uma linguagem acessível. Ele abrange mais de 500 famílias tipográficas, seus designers e as minúcias do ofício, oferecendo um panorama completo de usos e práticas, ao mesmo tempo em que possibilita uma reflexão aprofundada sobre o tema.

Saiba mas sobre os convidados:

Diego Maldonado
Type designer e sócio na Just in Type. Organizador do DiaTipo São Paulo entre 2012 e 2014 e co-organizador em 2015 da Conferência da Associação Tipográfica Internacional (um dos maiores eventos tipográficos do mundo). Hoje integra o conselho nacional do DiaTipo, além de lecionar Tipografia no Istituto Europeo di Design – São Paulo. Também foi um dos idealizadores e co­apresentador do DiaCrítico, que se tornou maior canal no YouTube do mundo que debate tipografia.

Filipe Negrão
Filipe Negrão é designer gráfico, pós-graduado em Typeface Design pela Cooper Union de Nova Iorque (Type@Cooper Condensed Program), com MBA em Gestão Estratégica pela Facamp. Co-organizador do DiaTipo Campinas e da última edição do DiaTipo São Paulo, foi um dos responsáveis por trazer importantes eventos para Campinas, como a Bienal Tipos Latinos e o Type Camp. É professor de Tipografia da especialização em Design Gráfico na Unicamp e nas Faculdades de Campinas (FACAMP) e integra o conselho nacional do DiaTipo.

Julio Giacomelli
Designer gráfico, professor de Tipografia na FAAL (Limeira/SP) e de Identidade Visual na Especialização em Design Gráfico da Unicamp. Co-organizador do DiaTipo Campinas e da última edição do DiaTipo São Paulo (principal evento nacional de tipografia). Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp pesquisando tipografia e memória gráfica brasileira.

Elaine Ramos
Elaine Ramos é designer atuante na área cultural e sócia da editora paulistana Ubu. Foi, por 11 anos, diretora de arte da editora Cosac Naify, onde também coordenou a edição dos títulos sobre design. Nesse período organizou, com Chico Homem de Melo, o livro Linha do tempo do design gráfico no Brasil. É membro da Alliance Graphique Internationale (AGI).