CIS-Guanabara promove Oficina de Boneca de Pano

O CIS-Guanabara promove a partir do dia 23 de março (sexta-feira) a oficina “À Flor da Pele”. Trata-se de um trabalho que culminará ao final das atividades com a produção de bonecas de pano cujo público alvo são crianças internadas no Hospital de Clínicas da Unicamp, portadoras de doenças crônicas, e idosos, com Mal de Alzheimer. O programa, criado em São José dos Campos pela artista plástica Terezinha Beviláqua, vem sendo realizado em algumas cidades brasileiras. Em Campinas, a responsável pela oficina é Vânia Furlan, servidora do NICS, da Unicamp, que percebeu nessa atividade uma maneira de auxiliar pessoas que passam por problemas delicados relacionados à saúde. A oficina tem a coordenação da produtora cultural do CIS-Guanabara Maria Aparecida Vaz Bueno. As inscrições para essa atividade podem ser feitas até o início da oficina.

oficina “À Flor da Pele”
Cada boneca tem um bordado próprio que imprime
identidade ao brinquedo

Serão 14 encontros em que os participantes produzirão até sete modelos de bonecas cujo bordado imprime identidade própria ao produto. Cada boneca é uma espécie de protagonista de uma história criada por Terezinha Beviláqua, que estará no CIS-Guanabara na aula inaugural da oficina. “Não basta bordar, costurar, enfim, produzir a boneca”, lembra Vânia Furlan. “Cada aluno deve conhecer a história da boneca, compreender o processo e estar consciente de que o destino do produto final é uma criança ou um idoso desconhecido, portador de uma doença crônica. O Programa 'À Flor da Pele' não permite que a boneca produzida seja feita para filho ou neto do aluno. Isso descaracterizaria totalmente a iniciativa”, afirma.

O programa conta com equipes com atribuições específicas. O grupo que produz as bonecas não é o mesmo que faz a entrega às crianças ou idosos. Há uma equipe com conhecimento na área de teatro que realiza uma performance no ato da entrega, uma espécie de interpretação da história a qual pertence a boneca. A criança que ganha o brinquedo dá um nome à boneca que acaba recebendo um certificado, uma espécie de ‘certidão de nascimento’. No certificado devem constar o nome da boneca e o nome do aluno que a produziu.

Filha de bordadeira, Vânia despertou para essa atividade somente em 2014 quando participou do Plano Pré-Aposentadoria (PPA) da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), da Unicamp. “Percebi que poderia ajudar as pessoas por meio de uma ação que mescla carinho e arte”. Vânia oferece semestralmente oficinas de bordado que integram a grade curricular do Programa UniversIDADE, iniciativa da Unicamp trabalha com pessoas da terceira idade.

Serviço:
• Datas: 23 (março), 6, 13, 20 e 27 (abril), 04, 11, 18 e 25 (maio), 1, 8, 15, 22 e 29 (junho). Sempre às sextas-feiras.
• Horário: das 14 às 16 horas
• Local: CIS-Guanabara - Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo. Telefone: 3231-6369 - Estacionamento gratuito no local
• Vagas limitadas: 20 participantes
• Público: jovens e adultos