Alunas formadas no Instituto de Artes expõem obras no Museu de Arte Contemporânea de Campinas

A foto mostra um ateliê de pintura, no qual estão quatro mulheres pintando quadros
Alunas no ateliê do Instituto de Artes da Unicamp

Entre os dias 22 de março a 13 de maio, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" (MACC) recebe a exposição "Las Meninas", uma mostra coletiva de obras de 11 alunas formadas no Instituto de Artes da Unicamp (IA).

Sergio Niculitcheff, artista plástico e professor do IA, é o responsável pela curadoria da mostra. As artistas (todas mulheres) foram alunas de Sergio em disciplinas de Pintura no curso de graduação. A mostra é resultado da sua pesquisa na Unicamp. “Esta exposição busca ainda enfatizar que o Museu é um componente de lugar público, para o uso e usufruto da comunidade, também no sentido de abrigar e difundir a pesquisa e produção cultural e artística realizada na universidade", afirma o curador.

As obras contemplam uma ampla gama de estilos artísticos e também foram feitas com uma variedade de procedimentos, tais como desenho, pintura, escultura, fotografia, recorte, colagem, costura etc. Apesar disto, todas discutem questões envolvendo o uso da pintura na contemporaneidade, sendo que a figura humana está presente na maioria das obras. Também são utilizados elementos da natureza, arquitetura e espaço.

As artistas são: Amanda Moa, Caroline Gaspar, Diana Lanças, Érica Burini, Isabelle Ferrão, Júlia Stradiotto, Lilian Walker, Ludmila Porto, Maysa Signoli, Melissa Gouveia e Paula Chimanovitch.

A abertura da exposição ocorrerá no dia 22 de março, das 19h às 22h. O Museu de Arte Contemporânea de Campinas "José Pancetti" fica localizado na Avenida Benjamin Constant, número 1633, no Centro. De terça a sábado, o museu funciona das 10h às 18h (quinta das 10h às 22h), nos domingos e feriados das 9h às 12h e de segunda-feira é fechado.