Evento discute preparo e execução de Planos de Gestão exigidos por agências de fomento

Na sexta-feira, dia 16 de março, ocorrerá o Workshop Boas Práticas de Pesquisa e Gestão de Dados, promovido pelo eScience em conjunto com o Instituto de Computação da Unicamp. O evento acontecerá no Auditório Principal do Instituto de Computação, no Prédio IC- 3, das 14h às 16h. O evento é gratuito, não necessita de inscrição e será transmitido em streaming.

Agências de fomento em todo o mundo estão exigindo que pesquisadores, ao submeterem seus projetos de pesquisa, anexem o chamado “Plano de Gestão de Dados”. Recentemente, a FAPESP passou a exigir tais planos na submissão de Projetos Temáticos. Um Plano de Gestão de Dados é um documento que descreve os dados que serão gerados pelo projeto, e como serão armazenados e disponibilizados. O preparo e a execução do Plano passaram, assim, a ser incorporados à metodologia da pesquisa e a fazer parte das boas práticas de pesquisa.

Com isto, o planejamento de um projeto passa a envolver, necessariamente, o planejamento do ciclo de vida dos dados associados – metodologia e técnicas de coleta, algoritmos para análise, formas de armazenamento e políticas de curadoria e preservação. O planejamento deve também prever mecanismos de compartilhamento de tais dados, sempre considerando restrições tais como propriedade intelectual ou questões éticas.

A palestra será conduzida sob forma de painel e debates. O evento irá discutir alguns dos desafios no preparo e execução desses Planos, a partir de exemplos em todo o mundo.

Os palestrantes são Profa. Claudia Bauzer Medeiros, do Instituto de Computação da Unicamp; Prof. João Eduardo Ferreira, do Instituto de Matemática e Estatística da USP;  Prof. Munir Skaf, do Instituto de Química da Unicamp, e Prof. Benilton de Sa Carvalho, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.

Mais informações estão disponíveis na página do evento.