Instituto de Estudos da Linguagem sedia lançamento de livros

O Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Unicamp (Cecult) e a Editora Alameda realizam o lançamento dos livros “Política e escravidão em José de Alencar: O tronco do Ipê, Sênio e os debates em torno da emancipação (1870-1871)”, de Dayana Façanha, e “Em casa de ferreiro: os artesãos de ferro nas Minas Gerais do século XVIII”, de Crislayne Alfagali. Lançamento acontece no dia 20 de março, a partir das 15 horas, no Anfiteatro do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) na Unicamp. 

Em “Política e escravidão em José de Alencar”, Dayana Façanha analisa a produção do escritor considerado o fundador e o maior nome do Romantismo brasileiro sob a perspectiva de sua atuação como parlamentar, utilizando como fonte matérias publicadas no “Jornal do Commercio”. Fruto da dissertação de mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a pesquisa abarca o período entre 1870 e 1871, quando a pauta da escravidão dominava tanto as discussões políticas que participava na Câmara dos Deputados quanto o tema de sua obra “O Tronco do Ipê”, ambientado em uma fazenda na região cafeeira do Rio de Janeiro do século XIX. Já na obra “Em casa de ferreiro”, Crislayne Alfagali revela as relações sociais dos trabalhadores artesãos do ferro na cidades mineiras de Vila Rica e Mariana durante o Antigo Regime. Sob a perspectiva da História Social, a autora busca entender o funcionamento das corporações de ofício, em um primeiro momento na comparação entre Portugal e Brasil, pelo ponto de vista dos trabalhadores.

Na ocasião as autoras irão participar da mesa redonda “Trabalho, escravidão e liberdade em perspectiva histórica: trajetórias de vida e literatura” e, às 17 horas, farão uma sessão de autógrafos na Livraria da Editora da Unicamp (IEL). Para mais informações, acesse a página no Facebook.

Lançamento de livros - IEL

 

twitter_icofacebook_ico