Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp promove competição em comemoração ao dia do número pi

O Dia do π (pi) é comemorado no mundo inteiro no dia 14 de março (14/03, ou 03/14, no formato de data dos EUA). Neste dia, o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) realizará uma competição em comemoração a data, com livros e pedaços de torta como premiação O evento acontecerá no Auditório do IMECC, das 13h às 14h.

Dada uma circunferência qualquer, o comprimento desta circunferência dividido pelo seu diâmetro é um número denotado pela letra grega π. Este número não depende da circunferência em particular. O π é um número real irracional, ou seja, sua expansão decimal é infinita e começa com 3,1415. Atualmente são conhecidas as primeiras 22.459.157.718.361 casas decimais de π.

As comemorações do Pi Day são comuns mundo afora. Nesta data também é celebrado o aniversário de Albert Einstein, que nasceu em 14 de março de 1879.

Os participantes da competição devem obrigatoriamente estar matriculados na Unicamp (graduação ou pós-graduação, incluindo Profis e mestrados profissionais) e realizar a inscrição pelos formulários disponíveis na página do evento.