Pró-Reitoria de Pesquisa promove Curso Básico de Redação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa e o Espaço da Escrita promovem o curso "Redação Científica - Nível Básico", no dia 5 de abril, das 9 às 17 horas, no auditório III do Centro de Convenções da Unicamp. O período de credenciamento vai das 8h30 às 9 horas. Docentes, pesquisadores de carreira, alunos de pós-graduação e alunos de graduação da universidade compõem o público-alvo do evento. São 330 vagas e, para participar, basta preencher o formulário de inscrição online.

Ementa
Estruturação de texto científico a partir do Método Lógico. Esse Método rejeita regrinhas “cabalísticas” e concebe a redação científica como um ato lógico e criativo. A estrutura e o estilo do texto nascem das bases da Filosofia (Filosofia da Ciência, Lógica, Epistemologia e Ética), da Metodologia e da Comunicação. Enquanto as etapas do artigo são mostradas, o ministrante faz visitas a essas bases teóricas necessárias. Com isso, defende uma base que transcende especificidades de área e de abordagens. Baseia-se nas três lógicas das pesquisas científicas (Caracterização e Hipóteses de associação com ou sem relações de interferência) e nas estratégias de estruturação de textos (outline, construção de frases e parágrafos).

Conteúdo Básico (manhã e tarde)
1. Por que publicar?
2. Nível das revistas: leitura a partir do grau de novidade
3. Construindo a história a ser contada
4. Das evidências às conclusões: pesquisadores vs. cientistas
5. A lógica molecular do texto
6. A sequência invertida da redação
7. Conclusões
8. Evidências (são deterministas? o que isso implica?)
9. Como tornar a descrição dos Procedimentos lógica e agradável
10. Como apresentar a argumentação que o levou às conclusões
11. Como apresentar seu trabalho aos leitores
12. Como checar citações e estilo
13. Do Abstract ao Título
14. Encaminhamento e debate
15. Como avaliar o desempenho científico?

Palestrante
Professor Gilson Luiz Volpato  Fundou, em 2017, o Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC), dedicado à formação da mentalidade científica da pré-escola à universidade. Professor aposentado, Livre-Docente, Adjunto III, junto ao Departamento de Fisiologia da UNESP/Botucatu. Tem ampla experiência na ciência em nível internacional, foco para o qual dirige seus cursos de Formação de Cientistas e Redação Científica. Foi bolsista de Produtividade Científica durante 31 anos. Ministra cursos de Redação Científica desde 1986 em todo o território nacional, incluindo alguns países da América Latina. Sua abordagem destaca-se pela concatenação filosófica, metodológica, sociopolítica, ética e comunicacional que imprime no tema da Redação Científica. Essa é a base conceitual de seu “Método Lógico para Redação Científica”. Nesta área, publicou artigos, editoriais e 12 livros. Seu canal no YouTube, fundado em 2011, possui, no momento, cerca de 8 mil seguidores e quase 800 mil visualizações.