Período de submissão de propostas para os Fóruns Permanentes vai até dia 9

submissão de propostas para os Fóruns Permanentes

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) abre o período de submissão de propostas para a programação dos Fóruns Permanentes, que será realizada em 2018. As propostas devem ser encaminhadas no endereço eletrônico fóruns@unicamp.br até 9 de março. Os resultados da seleção serão divulgados no dia 16 de março.

Os critérios a serem avaliados pela comissão de seleção são atualidade e relevância social do tema proposto; diálogo interdisciplinar e entrecruzamento de linhas; e convidados de diferentes segmentos, tanto da universidade como da sociedade. No total, são doze itens a serem elencados na proposta:

1. Título
2. Unidades / Órgãos envolvidos
3. Professor(es) / Pesquisador(es) responsável(eis): nome e e-mail
4. Organizador(es): nomes e e-mails da comissão organizadora, quando houver
5. Linha(s) ou área(s) temática(s)
6. Resumo da proposta: ementa que poderá ser utilizada na divulgação
7. Justificativa para o tema
8. Convidados sugeridos: nomes e locais de origem (instituição / associação / grupo), mini currículo
9. Público esperado: número e descrição (comunidade universitária, empresas de tecnologia, associações de bairros, etc)
10. Proposta de formas de divulgação: indicação de veículos de comunicação, mídias, mailings, etc
11. Mês sugerido para realização do fórum: data sugestiva apenas. Não será critério de avaliação e nem sempre poderá ser atendida, tendo em vista outros fatores de logística e organização
12. Observações: se necessário

Os Fóruns Permanentes são movidos pela ideia de promover a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade, com o objetivo de colocar em debate temas atuais e relevantes, procurando possibilidades de transformação. Até o ano de 2017, os Fóruns foram pautados pelas seguintes linhas temáticas: Arte, Cultura e Lazer; Ciência, Tecnologia e Inovação; Sociedade e Desenvolvimento; Educação e Desafios do Magistério; Políticas Públicas e Cidadania; Vida e Saúde.

Dentro da proposta atual para o ano de 2018, a Diretoria de Cultura da PREAC procura linhas temáticas que podem entrecruzar-se nas discussões a serem propostas, mantendo sempre a interdisciplinaridade como eixo central. Assim, as propostas de Fóruns seriam: Educação, Tecnologia e Cidadania; Desenvolvimento e Políticas Públicas; Cultura e Inovação; Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Movimentos Sociais, dentre outras.

Outro destaque importante na formatação das propostas refere-se ao fato de que, dentre os convidados, deve estar prevista a participação de representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com a temática, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil. E a análise das submissões estará a cargo de uma comissão formada por docentes de diferentes áreas de conhecimento:

Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas – Instituto de Artes (IA)
Prof. Dr. Dosil Pereira de Jesus – Instituto de Química (IQ)
Prof. Dr. Fabio Mascaro – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Profa. Dra. Janaína Oliveira Pamplona da Costa – Instituto de Geociências (IG)
Profa. Dra. Luciana Tatagiba – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
Prof. Dr. Luiz Henrique Antunes Rodrigues – Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)
Prof. Dr. Marcelo Lancellotti – Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)
Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas – Faculdade de Enfermagem (FENF)
Prof. Dr. Pedro Maciel Guimarães Júnior – Instituto de Artes (IA)