Evento apresenta física de partículas de forma simplificada a alunos do ensino médio

Imagem com o escrito "International Masterclasses: hands on particle physics" em azul

Entre os dias 27 e 28 de março, a partir das 8h30, será realizada a CERN International Masterclasses 2018, no Departamento de Raios Cósmicos (DRCC) do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp (IFGW). O evento, de extensão e divulgação científica, é voltado para alunos do ensino médio, com o objetivo de apresentar a física de partículas de forma simplificada e permitir que alunos tenham uma experiência direta com a analise de dados do grande colisor de partículas, o LHC.

Este evento faz parte de uma atividade internacional, a décima quarta edição do International MasterClass, organizado pelo laboratório CERN na Suíça. É um evento que tem a participação de mais de dez mil alunos em todo o mundo, envolvendo mais de 200 Universidades.

Entre os objetivos do evento, estão permitir que o aluno venha até a Universidade, para conhecer grupos de pesquisadores e aprender sobre como é feita a pesquisa em áreas de fronteira do nosso conhecimento; ter noções básicas do estado da arte sobre o entendimento atual das partículas mais fundamentais que formam a natureza; atuar na análise de dados de um experimento do LHC e ter a oportunidade de vivenciar uma parte do dia a dia dos pesquisadores do CERN; além de participar de uma videoconferência internacional, com pesquisadores do CERN.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no site do evento.