Grupo de teatro apresenta peça bilíngue “Die Befristeten | Os que têm a hora marcada”

Cartaz da peça "Die Befristeten | Os que têm a hora marcada"

O espetáculo “Die Befristeten” (“Os que têm a hora marcada”, em português) será apresentado no dia 15 de dezembro, a partir das 19 horas, no auditório da ADunicamp (avenida Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’). Organizada pelo grupo de teatro Die Deutschspieler, em colaboração com a ADunicamp e com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a peça bilíngue está aberta para a comunidade geral interessada, com ou sem conhecimento de alemão.

Sinopse

Imagine um mundo em que todos sabem a hora de sua morte: o Augenblick. Um mundo em que as pessoas têm seu prazo de vida inscrito em seus nomes: Dez, Vinte e Oito, Cinquenta, Oitenta e Oito...

Na peça “Die Befristeten | Os que têm a hora marcada”, Elias Canetti retrata uma sociedade na qual cada pessoa nasce com seu capital de vida determinado. A incerteza sobre a morte foi abolida, as pessoas planejam suas vidas de acordo com o tempo que lhes é arbitrariamente concedido. O único mistério é a idade real das pessoas – segredo que cada um carrega numa cápsula no próprio peito.

Na sociedade utópica de Canetti todos parecem satisfeitos. Não existe mais medo da morte – mas o que significa a vida, então? Como se dão as relações sociais e afetivas? Como as pessoas vivem com a arbitrariedade de seus nomes, como lidam com a liberdade ou com os limites que ele lhes proporciona? E o que acontece quando alguém coloca todo o sistema em questão?

O grupo

Die Deutschspieler é um grupo de teatro formado em meados de 2015 por iniciativa de alunos da Unicamp, com o intuito de se aprofundar no estudo da língua alemã por meio da arte. Atualmente, é composto por alunos e docentes de diferentes unidades da Unicamp, além de alguns membros externos.

O nome do grupo remete aos múltiplos significados do verbo spielen: jogar, brincar, tocar, atuar. Die Deutschspieler são aqueles que brincam com o alemão, que vestem a língua estrangeira como outra personalidade, que atuam como personagens, vestindo a linguagem teatral, são aqueles que jogam em cena, que tocam, que cantam – explorando o grande universo das línguas e das linguagens com a curiosidade de quem quer aprender e compreender.

O grupo se propõe a encenar peças de autores de língua alemã. O diferencial são encenações bilíngues que se dirigem ao público geral interessado, independente de terem ou não conhecimentos de alemão.

Elenco

Aldair Miranda
Carolina Lueders
Daniel Danzi
Eleonore Zulnara Freire Setz
Elisa Mara do Nascimento
Elisabete Pascholati
Emerson Andrade
Fernanda Zucchi Pombalino
Fernando Ribeiro
Gabriela Rabeschini
Júlia Ciasca
Laís Rosa
Saulo Quintana Gomes
Yeda Endrigo

Coordenação

Norma Wucherpfennig
Wanderley Martins

Cartaz

Ana Luíza Fretta

 

twitter_icofacebook_ico