Instituto de Biologia recebe Renato Brolezzi para a palestra "Vincent Van Gogh - a pintura como missão"

Quadros de Van Gogh

No dia 5 de dezembro, às 16h30 horas, o professor Renato Brolezzi realiza a palestra “Vincent Van Gogh – a pintura como missão”, na Sala da Congregação do Instituto de Biologia (IB). O evento integra a programação dos 50 anos do Instituto.

Durante a palestra, será apresentada aos participantes uma introdução à poética de Vincent Van Gogh (1853 - 1890) através da análise de alguns de seus quadros. Também será estudado o espírito de época que seus quadros tornam visível, a cultura ocidental moderna no final do século XIX, caracterizada por uma maneira de pensar e de organizar os sentidos do mundo chamada modo de produção capitalista.

Renato Brolezzi é graduado em Ciências Sociais (UNICAMP) e especializado em História da Arte pela UNICAMP em parceria com a Universidade Ca’Foscari, de Veneza, atuou como pesquisador em no Projeto Cicognara - Estudo das Tradições Clássicas na História da Arte, financiado pela FAPESP e realizado pelo Departamento de História da UNICAMP, Área de História da Arte, de 2001 a 2008. No Museu de Arte de São Paulo (MASP), foi professor de História da Arte e da Cultura e coordenador assistente do Serviço Educativo, responsável pelos programas de formação em História da Arte para professores da redes pública e privada. Já ministrou aulas em diversas Instituições de ensino, entre elas Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo. Desde 2006 é professor de História da Arte da FACAMP (Faculdades de Campinas).

A programação completa tem início às 16h30, com uma apresentação musical do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). Para participar, não é necessário fazer inscrição. Mais informações na página do evento.